Obra e decoração de apartamentos alugados: pode ou não?

Quando você finalmente realiza o desejo de alugar um cantinho só para você, ou acaba de se casar e já está pronto para mudar com a família, mas o apê alugado não está bem a cara que você gostaria. E aí?

As paredes do quarto não estão nas cores que você gosta, o granito ou mármore da pia você gostaria de trocar, a decoração é planejada e não combina com você e outros tipos de mudança serão necessárias para compor o ambiente do jeito que você quer.

Existe a possibilidade de começar a mudar tudo? Depende! 

Ao assinar o contrato com o locatário, você concorda com as regras da casa, então, para qualquer coisa, é necessária a autorização dele. Ou seja, precisa de autorização.

Se tiver o consentimento do proprietário, você pode começar a realizar suas reformas no seu apartamento alugado, mas não sair fazendo tudo que sente vontade, pois tudo passa pela aprovação dele. 

Isso porque, se um dia você decidir sair do aluguel e deixar de morar naquele lugar, o apartamento continua sendo do dono. Se estiver tudo fora do que ele concordou, isso pode arcar com grandes prejuízos para ambas as partes.

É imprescindível que a cada nova atualização feita na casa, para ficar tudo regularizado nos conformes, o locador e o locatário combinem em refazer ou acrescentar ao contrato as reformas por escrito.

A relação com o proprietário também conta na hora de conhecer mais sobre a edificação, elétrica do apartamento, como está a estrutura do prédio, já que ele tem mais domínio de conhecimento que você.

Fora isso, você não fica preso em arriscar alguma parte das instalações da casa, sem comprometer a estrutura.

E para o contrato ficar certinho?

Conforme explicado, o contrato é a única garantia que você tem direto com o proprietário, que garante tanto a sua segurança enquanto locador e a dele enquanto locatário.

Por isso, na hora de alugar o apartamento, provavelmente você visitou e conheceu ele antes, então deve saber quais as melhorias que deseja realizar.

Converse com o dono antes mesmo de assinar o contrato e comente sobre a reforma para já ficar regularizado. Se autorizado, o ideal é que todas essas melhorias estejam anexadas no contrato, para não haver erros.

Faça uma vistoria completa pré-mudança

Realize uma vistoria antes de se mudar para o apartamento. Isso porque, se notar que existem danos na estrutura do imóvel, como problemas elétricos ou hidráulicos, você deve mencionar isso ao proprietário. Esse tipo de conserto é responsabilidade do locador.

Após fazer essa verificação, e se todas as exigências estiverem dentro das regularidades necessárias segundo a vontade de ambas as partes, é hora de se mudar e começar as reformas para deixar o apê com a sua cara. Vamos começar?

O que pode ser feito ao reformar um apartamento alugado?

Pintar as paredes

Quando você muda a cor do ambiente, ou apenas retoca, traz um novo ar de personalidade ao local, ou seja, ele fica do jeito que você sempre sonhou!

Por isso, essa melhoria é ideal na hora de reformar. Ela dá a sensação de pertencimento ao local, você sente que enfim está em casa, dentro de um imóvel que pode chamar de seu enquanto estiver ali.

Mas, não se esqueça de ficar atento quanto às dicas de contrato. Se você decidir que vai passar o rodinho de tinta nas paredes, verifique primeiro se está autorizado.

Alguns proprietários autorizam e existem casos de exigir que pinte de volta à cor branca na hora de devolver o imóvel.

Uma maneira diferenciada de deixar as paredes com uma cara nova, é deixar papéis de paredes adesivos nos cômodos, instalar espelhos, quadros, etc.

E assim como quando você decide pintar as paredes, deve devolvê-las em branco e retirar qualquer mudança que tenha feito, incluindo tapar buracos de prego/parafuso.

Banheiros

A parte hidráulica da casa é um desafio, canos, energia, água… Para as mudanças no banheiro, você precisa tomar mais cuidado e ser cauteloso.

Pode trocar os chuveiros de acordo com seu gosto e também trocar o assento sanitário, ou apenas instalar uma tampa.

Se for o caso de ter que remover algo que já pertencia ao local, guarde com segurança os acessórios que já vieram no apartamento, e quando for devolver as chaves ao dono, você poderá retirar o que é seu e colocar no lugar os objetos que já estavam.

Cortinas, prateleiras e quadros

Conforme explicado na questão da parede, quando furar é preciso fechar o furo na hora de devolver o apartamento. Por isso, você também tem a opção de instalar os objetos com algum prendedor adesivo.

Às vezes, não é necessário reformar, mudar ou alterar. Uma boa limpeza soluciona alguma parte que pode estar apenas desgastada ou encardida, como rejuntes. E claro, consulte sempre o locador. 

O que não fazer ao reformar apartamento alugado?

Conforme explicado nessa lista de dicas, as reformas podem sim ser feitas, desde que o proprietário esteja ciente delas. Por isso, jamais faça algo sem consultá-lo e ter autorização necessária. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do El Blog Energia, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.