Obras prediais: Veja os equipamentos envolvidos

As obras residenciais, que costumam ser de um porte menor, já contam com diversos tipos de equipamentos e maquinários envolvidos.

Já as obras prediais, que são muito mais complexas, possuem um maquinário diferenciado para a sua execução, necessitando de equipamentos muito mais potentes e que aguentem cargas maiores de operação sem perder potência e nem força de produção.

A principal forma de fazer uso desses equipamentos é por meio da locação, pois esse método permite substituir de forma fácil e flexível algum tipo de equipamento por outro modelo que responda de forma adequada a demanda da obra.

Além disso, a manutenção geralmente é por conta da empresa que realizou a locação, evitando perda de tempo da empreiteira com procedimentos de manutenção e substituição de peças.

Durante este artigo iremos abordar os principais equipamentos utilizados nesse meio de locação, então se mantenha atento no artigo até o final!

Betoneiras: Como funcionam e para que servem?

As betoneiras são equipamentos responsáveis pela mistura de diversos insumos para gerar concreto e outras massas e argamassas muito utilizadas em obras.

A locação de betoneira é muito comum pois é possível optar pelo tipo de betoneira que irá atender em questão de litros a necessidade do ambiente.

Isso ocorre porque cada canteiro necessita de uma quantidade específica de cada massa e o desperdício pode comprometer o orçamento.

Qual o modelo de betoneira mais comum?

Como já ressaltado, a betoneira é escolhida de acordo com a quantidade de massa que deverá ser produzida e, por isso, os modelos se diferenciam basicamente na quantidade de litros que cada tambor pode trabalhar.

Na prática, a betoneira é um tambor que fica girando constantemente, de forma a evitar que a massa lá dentro fique em movimento (o que se não fosse feito poderia gerar o endurecimento dela e inviabilizar a sua utilização.

Já o modelo mais comum é a betoneira 400 litros que suporta uma capacidade adequada tanto para obras residenciais quanto para obras prediais, sendo o modelo mais comum para locação.

Placa vibratória: Alinhando solos

A placa vibratória é um equipamento utilizado quando existem pequenas irregularidades no solo que necessitam de assentamento e alinhamento.

A placa é, basicamente, uma chapa de metal endurecido que passa por um processo hidráulico de contração e retração de forma muito rápida e a força depende da regulagem que foi inserida no equipamento.

A partir desse procedimento é possível realizar o assentamento de solos feitos de areia, terra ou que tenham recebido revestimento de concreto.

Vale mencionar que o aluguel de placa vibratória é muito comum e recomendado e o item pode ser encontrado a um preço acessível e com modelos que respondem de forma eficiente as mais diversas necessidades.

Como é a manutenção da placa vibratória?

Uma das maiores preocupações de quem realiza a locação deste equipamento é em como é feita a sua manutenção, que na verdade é bem simples, necessitando só do alinhamento constante da chapa de metal (que pode sofrer pequenos danos se trabalhar com materiais muito rígidos e com frequência).

Além disso é interessante realizar a lubrificação constante do sistema hidráulico, para que ele mantenha sempre um alto desempenho.

No entanto, cabe destacar que a manutenção é de responsabilidade da empresa que realiza a locação e qualquer imprevisto que ocorra ela deve ser procurada para, inclusive, trocar o equipamento se for necessário.

Guindastes: Para que servem?

Existem muitos modelos de guindastes no mercado que podem suprir as mais diversas necessidades, o mais comum é realizar a locação de acordo com a altura da edificação. Isso porque edifícios mais altos irão necessitas de guindastes específicos.

Apesar disso, existe um modelo que se destaca no ramo de locação, que é o caminhão munck e iremos entender um pouco melhor a sua aplicação e funcionamento.

Caminhão guindastes ou munck

Esse modelo é conhecido popularmente como munck, mas também pode ser encontrado como caminhão guindaste. Ele surgiu para suprir um problema muito presente nos guindastes: a falta de mobilidade.

Basicamente, quando um guindaste é posicionado em algum local ele não poderá ser removido facilmente, necessitando de uma parada na obra e a mobilização de uma grande quantidade de pessoas para realizar a movimentação de forma segura.

Assim, a locação de caminhão munck se tornou muito comum por suprir exatamente essa necessidade, já que esse equipamento é um guindaste posicionado na traseira de um caminhão, permitindo que o equipamento tenha liberdade de locomoção pelo canteiro.

Além deste modelo existem outros no mercado, como:

  • Guindaste gruta;

  • Guindaste telescópio;

  • Guindaste pinça;

  • Guindaste pinça dupla.

Como vimos durante esse artigo, existem diversos equipamento para suprir as necessidades do setor de construção. Nesse contexto, o ramo de locação de maquinas pode providenciar os melhores itens, deixando os processos mais produtivos, efetivos e rápidos.

Atualmente é possível achar alguma empresa de locação com facilidade, que irá entregar aparelhos com a manutenção em dia e realizará a troca quando necessário.

No entanto, vale mencionar que há a necessidade de procurar por empresas de renome no mercado e tirar as dúvidas com um profissional da área. Isso para garantir mais eficiência e segurança na realização do projeto.