Os detalhes que fazem a diferença na proteção de uma obra

Os detalhes dos projetos de obras e construções, de uma forma geral, são complexos e demandam tempo, investimento e dedicação e há ainda projetos que são mais complexos que precisam seguir normas e padrões para que seu processo ocorra de forma segura antes, durante e depois da sua execução.

Atualmente uma das grandes demandas e preocupações é a segurança tanto das pessoas que convivem em um determinado ambiente, quanto as que estão ao seu entorno, aqui é incluso até ações que possam danificar o meio ambiente.

Por isso muitas medidas e ações são tomadas para a construção de um projeto desde os residenciais a grandes comércios e industrias, fazendo com que todo detalhe faça a diferença e contribua para criação de um projeto seguro.

Pinturas

Dentro de um projeto a pintura faz toda a diferença, podendo trazer sensações de calma, concentração, foco, controle, fome e as mais variadas sensações. Além de contribuir para que o ambiente fique mais agradável aos olhos, mais personalizado e também harmônico.

Dessa forma, por ser importante e necessária na maioria dos projetos é notória a quantidade de variedade nas texturas, cores, marcas, tecnologias aplicadas e caraterísticas para esse produto.

Inclusive, uma modalidade que vem ganhando destaque é a pintura intumescente que tem como principal característica ser anti-chamas, ou seja, utilizadas com o proposito de proteger os locais da formação e propagação do fogo.

No Brasil esse tipo de pintura tem sido usado nas construções de edifícios metálicos que servem tanto para empresas como residência e também na pintura de telhados e coberturas metálicas em fábricas que trabalham com substâncias em altas temperaturas.

Assim, quando o ambiente atinge temperatura superior a 140 graus a tinta começa a realizar um processo de expansão formando uma camada isolante que protege o aço ou metal contra o colapso estrutural na ocorrência de incêndios, permitindo a passagem das pessoas e reutilização da estrutura.

Estruturas

Outra maneira de proteger as estruturas é por meio da impermeabilização que tem como principal função tornar a superfície ou tecido impenetrável.

Quando aplicada em instalações serve para conservar e evitar danos. Um dos principais problemas que são evitados na impermeabilização de terraços e coberturas são as infiltrações que causam danos ao concreto, sua armação, provocando ferrugem, as alvenarias e revestimentos.

Além disso, também evita a criação de mofos, fungos e umidade.

O processo de impermeabilização consiste na aplicação de produto ou alguma substância impermeabilizante, capaz de impedir a passagem da água, tanto da chuva como da própria lavagem e evitar a infiltração e também prolongar a vida útil do imóvel, ou seja, é também uma ação preventiva de segurança e manutenção.

Contudo o projeto de impermeabilização precisa ser elaborado e executado por profissionais que sejam especialistas nessa área e função, pois o manuseio dos produtos e detalhes deve ser realizado de forma correta bem como a sua aplicação para assegurar a sua eficiência.

Além disso, a empresa ou profissional contratado precisa zelar pela segurança, por tanto deve-se utilizar equipamentos de proteção para que nenhum acidente ocorra ao colaborador que está realizando o trabalho.

Detalhes na proteção

O revestimento na estrutura também pode ser um meio de proporcionar mais segurança ao ambiente, ou seja, assume a responsabilidade de proteger, além de tornar o espaço mais confortável e aconchegante.

Um dos meios de revestir é colocar o piso que por ser uma parte essencial e presente em todas as construções, fez com que o mercado se desenvolvesse e oferecesse uma variedade de modelos, tamanhos, formatos, cores e texturas.

Nesse quesito a busca por beleza e segurança permanece, fazendo novamente os detalhes toda a diferença. Antes de inserir o piso é necessário realizar o contrapiso, e o que vem sendo uma tendência devido aos benefícios que agrega às construções é o contrapiso com isopor.

As vantagens são muitas e dentre elas estão:

  • Durabilidade;
  • Economia;
  • Isolamento térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Sustentabilidade;
  • Resistência.

Além disso, a inserção do isopor impede a criação e proliferação de mofo e umidade e por ser um material que não é biodegradável não serve de alimento aos insetos, evitando também a sua criação e proliferação na estrutura.

Assim ao realizar um projeto a atenção aos detalhes pode tornar a obra ou reforma mais segura, protetora e acolhedora, prolongando a sua vida útil e a necessidade de novas reformas e investimentos.