Muitas vezes quando vemos uma obra finalizada não conseguimos nos dar conta de todo o trabalho e da quantidade de equipamentos que foram necessários para sua execução.
Estando entre os 3 setores mais lucrativos e que mais movimentam a economia do nosso país, o setor da construção civil requer o atendimento a muitas demandas e a utilização dos mais variados equipamentos e ferramentas.
Além do plástico, da madeira e de outros materiais, são essenciais as peças de Ferro para construção, sendo algumas delas:
- Tampa de ferro
- Barra de ferro
- Escora de ferro
- Grade de ferro
- Chapa de ferro
- Parafusos
O utilização do ferro na construção civil
O ferro é um material altamente empregado na construção civil por sua resistência, durabilidade, versatilidade e por sua possível maleabilidade.
Ele pode ser empregado na composição de uma cerca ou grade de ferro, de forma a permitir que segurança e proteção sejam garantidas.
Embora seja empregado pelo setor, o acesso a esse tipo de material não é difícil. Você pode comprar grade de ferro pela internet, em lojas físicas ou pode adquiri-la sob demanda.
As escoras consistem em peças fundamentais também. Elas são utilizadas para fazer a sustentação de vigas em processo de finalização.
Você já deve ter se perguntado, ao observar uma obra, como os tetos são feitos. As vigas que permitem que as lajes sejam construídas, precisam ser escoradas e, como o ferro é capaz de suportar altas cargas, é bastante indicado para essa tarefa.
Escoras de ferro são seguras, pois podem ser recicladas após o fim de sua vida útil, podem ter sua altura ajustada de acordo com a necessidade, possuem um valor acessível e são de fácil armazenamento.
Por essas razões, acabam sendo preferidas em detrimento das escoras de madeira, que são menos duráveis, menos resistentes e podem exigir gastos com manutenção ou reposição.
A barra de ferro é, também, amplamente utilizada pelo setor. Ela pode ser empregada na composição de colunas, de lajes, de pisos, de vigas ou de paredes.
Nas colunas, as barras são mescladas com concreto para garantir a sustentação da edificação, sendo também essenciais para que as paredes não rachem, por exemplo.
São vários os tipos de barra de ferro disponíveis, de forma que elas variam tanto no formato, havendo a barra chata de ferro ou a barra de ferro tubo, quanto nas dimensões, havendo três dimensões mais comuns: 3/8, 1/4 e 5/16.
Existem também as barras de transferência, que inseridas em um piso ou pavimento, permitem a movimentação do bloco causada pela oscilação térmica.
Já a Chapa de ferro pode exercer tanto a função de tela de proteção, quanto a de componente estrutural de pisos, sendo caracterizada por sua versatilidade.
Uma tampa de ferro é fundamental para a vedação de tubulações e saídas ligadas ao sistema de saneamento da obra, evitando a proliferação de doenças e garantindo salubridade ao ambiente.
Assim, as funções exercidas por essas peças, mesmo que nos passem despercebidas, são essenciais.
Saiba mais sobre a utilização do aço
O aço apresenta as vantagens do ferro, mas alta resistência a processos corrosivos. O emprego desse material também pode ser explicado por sua versatilidade e maleabilidade.
Ele pode ser moldado, furado, cortado, mesclado e combinado a outros materiais. Além disso, os fatores que mais são levados em consideração para o seu emprego são sua dureza e a resistência.
Trata-se de um material capaz de perfurar, como é o caso dos parafusos e de sustentar grandes cargas, como vemos no caso das escoras.
É sustentável pode ser reciclável e porque, pelo fato de ser muito durável, reduz a necessidade de descarte e de substituição. Além do mais, ao se falar dos valores cobrados, exige pouca manutenção o que reduz os gatos.
Assim como qualquer material utilizado em uma obra civil, é essencial que o ferro empregado seja de qualidade. O concreto usado em obras também passa por ensaios em uma prensa e com o ferro não pode ser diferente.
Sendo necessário que ele seja obtido através de empresas de alta confiança e com qualidade e padrão de produção.
Sendo assim, verifique a experiência da empresa, compare os valores cobrados e desconfie daqueles que muito destoam dos demais, e esteja atento ao prazo de validade dos materiais.