Poliuretano: Aplicações na construção civil

Existe uma gama variada de material de construção que vem ajudando a tornar as obras e as estruturas mais resistentes e tecnológicas. Um desses materiais que vem ganhando as páginas específicas de arquitetura e construção é o poliuretano.

Isso porque o poliuretano é um material de excelente qualidade e usado em diversos setores, desde os domésticos até os industriais. Mais ainda, a aplicação de poliuretano em obras é facilitada devido a inúmeras máquinas e técnicas existentes.

Esse material também ajuda na formação de diversas texturas para paredes externas – substituindo de vez a textura rolada preço – e na formação de piso antiderrapante para indústrias e casas.

O que é o tal do poliuretano?

O poliuretano também é conhecido pela sigla PU nada mais é que um polímero, ou também um grupo de polímeros que ajudam na construção e formação de diversos utensílios plásticos.

Vale mencionar que, geralmente, a sua textura é esponjosa.

Com mencionado, o poliuretano é muito versátil e por isso que ele possui diversas aplicações como:

  • Construção civil;
  • Transporte;
  • Eletrodomésticos;
  • Embalagens;
  • Têxtil;
  • Máquinas e equipamentos.

Na construção civil o poliuretano pode ser usado em diversos tipos de aplicação, entretanto, ainda não é utilizado em sua plenitude.

Sua principal aplicação nas obras são feitas em telhas, para o revestimento de lajes, para isolamento térmico, para revestimentos impermeabilizantes, diversos tipos de painéis isolantes e outras aplicações tidas como mais “simples” e de revestimento.

Assim, o material também pode ser usado para revestimento de parede externa tanto para apartamentos e para sacadas e garagens.

No transporte o item é ideal para manter a temperatura para os diversos tipos de produtos transportados, como em caminhões frigoríficos, containers, peças e equipamentos.

Nos eletrodomésticos o poliuretano é ideal para promover os isolamentos térmicos em geladeiras e garrafas, também para marmitas térmicas, esponjas de louça e os outros diversos usos residenciais.

Vale destacar ainda que o poliuretano é também um tipo de material sustentável e que pode ser reaproveitado, conservando o meio ambiente.

Nas embalagens, o PU é usado para proteção de objetos de grande valor agregado. Além do mais, o poliuretano expandido é aplicado em embalagens como em berços, cantoneiras e bandejas, além de equipamentos médicos e odontológicos, peças de informática e outros.

Por fim, na indústria têxtil é fundamental para roupas de mergulho, fraldas e cortinas de banho.

Principais características

O poliuretano pode ter uma gama de características que são sua vantagem como:

  • Possui um excelente ajuste para qualquer tipo de aplicação;
  • É altamente resistente contra à corrosão;
  • Evita quebras e rachaduras;
  • É muito forte contra a corrosão, cortes ou rasgos;
  • É resistente a óleos;
  • Possui uma variedade de texturas e, por conseguinte, uma variedade de durezas;

O poliuretano também podem ser encontrados em diferentes formas, como em sua forma líquida, expandida e em forma de espuma.

Texturas para parede

Para além dos usos mencionados, uma das áreas em que o PU vem sendo usado e se destacado é na criação de texturas. A textura que vem chamando a atenção e que pode ser feito com PU ou outro tipo de massa é a textura projetada.

A textura projetada é um tipo de acabamento que possui a função tanto de decorar, como de atuar como proteção, já que esse tipo de textura é hidrorrepelente, isso porque traz uma prevenção contra fungos, mofos e infiltrações.

Há três tipos de revestimentos projetados que são:

  1. Textura projetada travertino;
  2. Textura projetada flocado;
  3. Textura projetada craqueado.

A aplicação da textura projetada é um pouco complexa e por isso deve ser feita por um profissional. Os primeiros passos para a aplicação é a passagem de um produto conhecido como selador acrílico com a mesma cor da parede que vai receber a textura.

Após a aplicação desse selador deve-se esperar a secagem do produto que leva de 3 a 4 horas aproximadamente.

Depois disso é necessário fazer o revestimento da massa com a pistola e depois fazer a finalização com uma desempenadeira, preferencialmente de PVC, ou se for da preferência do profissional, o uso de um rolo de PVC. O tempo para que a parede se finalize é entre 48 a 72 horas.

Dessa maneira, tanto o poliuretano como a textura rolada preço vem sendo inovações no campo da construção civil e empresas tanto de arquitetura como de engenharia civil vem aplicando em seus projetos, tornando-os simples e arrojados.