Por que o design sueco pode ser uma boa opção para a sua casa

Realizar um projeto de design de interiores para casas pequenas pode ser um verdadeiro desafio. Afinal, é preciso aproveitar cada centímetro com sabedoria, além de criar maneiras de proporcionar uma sensação de amplitude em todos os ambientes.

É verdade que, quando um bom profissional se encarrega da tarefa, qualquer estilo decorativo pode ser usado para se obter um resultado incrível.

Entretanto, há um em particular, que tende a valorizar esse tipo de imóvel: o design de interiores estilo nórdico (também conhecido como escandinavo ou sueco).

Não é à toa que, nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm investido nele em para decorar suas casas e escritórios!

Neste post, você aprende tudo sobre este estilo decorativo, como adotá-lo e quais são as vantagens oferecidas por ele. Confira:

Design escandinavo: o que é?

O design escandinavo é um movimento que surgiu em meados dos anos 1950 nos países do norte da Europa – daí seu nome. Sua premissa básica é que menos é mais: quem usa esta inspiração para decorar, passa longe de elementos muito suntuosos e chocantes.

Por conta disso, a arquitetura de ambientes que segue o estilo nórdico tem características muito peculiares. São elas:

  • Predomínio de tons claros, como branco e bege;
  • Plantas (ou até um jardim de inverno), como decoração;
  • Uso de madeira clara, crua ou branca;
  • Mobília com design clean e reto;
  • Pouco uso de tons vibrantes no geral.

O resultado são ambientes leves, bonitos e funcionais, que tornam todo e qualquer imóvel mais aconchegante.

No caso de residências menores, o princípio deste estilo decorativo proporciona a sensação de amplitude de que eles precisam, fazendo com que eles pareçam maiores do que realmente são.

Quais são as vantagens do design escandinavo?

Contudo, não são apenas imóveis com ambientes pequenos que podem se aproveitar deste tipo de design. Confira algumas das vantagens que ele proporciona em qualquer local:

  1. Versatilidade

Não importa se o projeto em questão é uma decoração de sala, cozinha, quarto ou, até mesmo, banheiro: o estilo escandinavo pode ser incorporado em todo e qualquer cômodo da casa. Basta investir em elementos clean e ficar atento às premissas básicas desta inspiração decorativa.

  1. Atemporalidade

O mundo da decoração muda constantemente. Isso significa que o que é tendência hoje, pode estar totalmente esquecido em questão de meses.

A boa notícia é que, ao que tudo indica, o estilo escandinavo veio para ficar: desde sua criação, na década de 50, ele só cresceu. Assim, investir nessa inspiração significa elaborar uma decoração atemporal.

  1. Funcionalidade e conforto

Existem cadeiras e sofás com designs impressionantes, mas que deixam a desejar no quesito conforto. Assim, eles acabam se tornando apenas elementos decorativos, sem serventia alguma para os moradores da casa.

Quando se investe no design nórdico, não há este tipo de problema. Isto acontece pois uma das premissas deste estilo decorativo, é conforto alinhado a um design simples e agradável. Deste modo, forma e função estão sempre unidos.

  1. Facilidade para montar os ambientes

É perfeitamente possível contratar uma empresa de paisagismo em Curitiba ou em qualquer outra modalidade, para elaborar um projeto inspirado no design nórdico. Entretanto, nem todos podem investir neste tipo de serviço.

A boa notícia é que, como a inspiração escandinava prega o uso de móveis e elementos decorativos simples, é muito difícil errar ao montar um ambiente conforme suas premissas. Por mais que seja sempre interessante contar com ajuda profissional, ela não é imprescindível.

  1. Valorização da luz natural

Um dos pilares do design escandinavo, é a criação de ambientes com predomínio de tons claros. Além de gerar uma sensação de leveza e amplitude, estas cores também valorizam a luz natural do sol que entra pelas janelas do imóvel. Deste modo, a necessidade de consumo de iluminação artificial tende a ser reduzida.

  1. Baixo custo

Por fim, ao contrário de outras inspirações decorativas (como a clássica), o design nórdico dispensa o uso de mobília e itens decorativos muito elaborados, e, consequentemente, caros.

Na verdade, é justamente o contrário: o material mais usado na mobília escandinava é a madeira – que nem sequer tem que ser de lei, o uso de compensados também é possível.

Consequentemente, este estilo é uma opção para quem não pode investir muito em decoração, mas que não abre mão de ter uma casa bonita e aconchegante.