Prevenção de incêndios: os laudos para um prédio

Seja para a instalação ou para a reforma de um asfaltamento concreto em vias, ou na construção de um prédio, se tem algo pelo qual a construção civil preza é a segurança e a qualidade nos serviços realizados.

Para realizar alguns desses serviços é preciso a obtenção de laudos técnicos emitidos pelos órgãos responsáveis, seja no início ou no fim da construção.

Esses laudos servem para indicar que os locais contam com uma boa infraestrutura para prevenção de acidentes como incêndios ou descargas elétricas.

A obtenção dos laudos AVCB e CLCB

Desde a etapa de construção, até seu processo de finalização, existe um aspecto que é muito importante: a segurança e a prevenção de incêndios.

Esse cuidado é fundamental, sobretudo, para os ambientes prediais, comerciais e industriais. Por isso, para assegurar que estes espaços contam com elementos de segurança, existem alguns laudos que precisam ser obtidos.

Entre eles, podemos destacar os laudos AVCB e CLCB, que são, respectivamente, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros.

Ambas as licenças são emitidas pelo Corpo de Bombeiros, apresentando finalidades muito próximas. É importante que os prédios com até três andares e espaços que sejam de até 750 metros quadrados contem com esse tipo de licença, a partir de recomendações técnicas.

Para os ambientes residenciais, como as casas ou espaços que contêm somente com uma família, essa licença bombeiro não é necessária. A função dos laudos é atestar que um imóvel conta com os dispositivos de segurança para a contenção de um incêndio.

E por isso, devem conter:

  • Um plano de prevenção de incêndios;
  • Saídas de emergência;
  • Extintores de incêndio;
  • Detectores de fumaça;
  • Alarmes..

Sobretudo, o PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio), que é fundamental para a obtenção dos laudos AVCB ou CLCB, já que demonstra que o imóvel conta com um planejamento de contenção, visando garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

É importante ressaltar também que durante um processo de construção civil, como de uma construcao em estrutura metalica para galpão, indústria ou ambiente empresarial, é importante contar com laudos de segurança, assim como com equipamentos que previnam ou contenham o início de um incêndio.

Segurança para o prédio diante de fatores externos

Além da obtenção dos laudos que já citamos, também há o laudo SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), também conhecido como aterramento de SPDA.

Uma descarga atmosférica pode ocorrer de forma imprevisível, sendo considerada um fenômeno natural e aleatório. Dessa forma, o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas existe para evitar que os raios incidam diretamente em um estrutura, sobretudo, em ambientes prediais e de grande porte.

O SPDA consegue capturar a carga e um raio e direcionar sua corrente elétrica para o solo, no local onde os raios elétricos perdem sua potência. Todo esse caminho é feito por condutores presentes no sistema de proteção.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a partir de normas técnicas, determina e regulamenta a forma como esse sistema deve ser instalado, assim como quais são as regras para sua instalação.

Além disso, é importante contar com esse laudo para:

  • Evitar o risco de incêndios;
  • Reduzir a possibilidade de haver uma explosão;
  • Reduzir as chances de danos no imóvel;
  • Reduzir o risco de choque elétrico nas pessoas.

Esse o sistema de prevenção determinado pelo laudo consegue ter uma atuação preventiva, ou seja, de minimizar a eletricidade presente nas nuvens e consequentemente, reduziir a possibilidade de raios, assim como corretiva, ou seja, se ocorrer uma descarga atmosférica, esse sistema captura o raio e direciona para o aterramento.

A exigência de contar com esse sistema, vale para ambientes prediais, sendo necessário realizar inspeções. Os locais como a estufa estrutura metalica, ou outros espaços que contam com ambiente de estrutura metálica, também precisam verificar a necessidade da instalação desse sistema de proteção.

O tempo em que essa inspeção deve ser feita varia dependendo da classificação do imóvel. Por exemplo, é de 5 anos para estruturas residenciais, administrativas e em ambientes industriais, e de 3 anos para escolas, cinemas e hospitais e de um ano para locais que sofrem com maior impacto da corrosão, como é o caso do litoral, ou espaços que contém material explosivo.

Portanto, é por meio da obtenção e da manutenção desses laudos, que é possível contar com um imóvel muito mais seguro e que proporcione conforto e bem-estar aos moradores.