Saiba como ter qualidade nos seus materiais para construção

O segmento da construção civil no Brasil e no mundo é um dos maiores e têm grande escala em todos os locais em que se é possível entender como sociedade. Isso porque para que possamos ter o estilo de vida de hoje, precisamos do que ela nos proporciona.

E o que essa ramificação pode nos dar é tudo o que podemos ver quando saímos nas ruas, como casas, prédios, rodovias, vias, pontes e todos os outros tipos de construções possíveis que modernizam as cidades.

Para que seja possível que isso ocorra, diversos tipos de funções se juntam para que o trabalho se torne um só. Desde serventes de pedreiros até engenheiros fazem com que possamos construir um local habitável.

Assim, faz-se necessário muita qualidade além de conhecimento, pois os materiais devem sempre ser produzidos com muita resistência para que não ocorram acidentes como rachaduras, desabamentos e afins.

Hoje iremos falar sobre alguns pontos relacionados a equipamentos e materiais que devem sempre ser exigidos por todas as pessoas que estão relacionadas ao projeto de obra. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre eles.

Ferragem

Para que seja possível a estruturação de uma edificação, você necessitará de ferro para construção. Isso porque para que seja possível levantar uma casa, um edifício e afins, sua estrutura deve ser forte.

Então primeiramente, o que devemos fazer é sempre nos atentarmos a base estrutural que iremos usar, pois será esse momento que irá evitar rachaduras, torções, quedas e outros problemas que podem ocorrer se a ferragem armada não for utilizada.

Lembre-se que para construir algo, é necessário que a obra possua um cálculo estrutural, ou seja, o dimensionamento da estrutura, para que seja possível entender o que e quanto deverá ser usado.

O mais correto são objetos como o aço vergalhão CA50 e CA60, que possuem espessuras mais corretas dentro de normas regulamentadoras. Assim todos os locais, principalmente a laje, podem ser constituídos com segurança.

Alguns dos benefícios de usar esses tipos de materiais são:

  • Economia no aço;
  • Evita o desperdício;
  • Dá maior agilidade na obra;
  • Muita resistência.

Além disso, esse tipo de estratégia para construção conta com materiais sempre contados, ou seja, não haverá gastos a mais e nem a menos, pois o cálculo do local será sempre exato, assim como o número de treliça aço, um exemplo que será comprado para constituir o ambiente.

Esse tipo é uma armação que é um cruzamento de ripas de metal e alumínio, que se interligam e transformar todo o local, sempre aguentando toda a força e a pressão que ocorrem pelos materiais.

Nas alturas

Outro tipo de equipamento que deve ser muito bem avaliado antes de usar é a plataforma. Isso porque como já podemos imaginar, ela irá elevar pessoas e materiais, e justamente por isso deve ser extremamente segura.

Há diversos tipos e modelos conhecidos, cada com um tipo de elevação, além de diferenciados modos de alcance e quase todos são necessários para momentos diferentes. Mas um que está sempre em locais como obras, é a plataforma tesoura.

Esse tipo de elevação possui esse nome porque a sua parte mecânica tem um formato diferenciado, que pode lembrar também um DNA. Existem diversos modelos delas, como a de combustão e as elétricas e cada um é escolhida perante o terreno.

Por exemplo, se você for trabalhar em um ambiente mais fechado, nivelado e com acesso à eletricidade, o mais eficiente será o elétrico. Já o de combustão é mais interessante em locais abertos e que possuem desníveis.

Esse tipo de plataforma é o mais utilizado, pois é o que aguenta mais peso em sua capacidade, claro, tudo dependendo do tamanho que a plataforma terá, pois ela possui vários. Podem aguentar alguns quilos até uma tonelada.

Seu alcance é vertical e costuma alcançar medidas entre 8 e 15 metros. Além disso ainda é possível optar por opções mais largas, que podem carregar mais de um profissional, dependendo do tipo de trabalho.

Enfim, essas foram algumas dicas para que sejam seguidas na hora de sua construção. Lembre-se de anotá-las e segui-las, pois se trata de dicas de resistência e segurança, para que não haja problemas maiores futuramente. Ou seja, foque nesse tipo de materiais e não tenha dores de cabeça.