Saiba mais sobre o sistema de condicionamento de ar

Ar condicionado, ou condicionamento de ar, é um processo de tratamento do ar interno em espaços fechados, tal método busca regular a qualidade do ar do ambiente.

Esse processo possibilita a climatização mais alta ou mais baixa, de acordo com as condições de temperatura, umidade, limpeza e movimento do local.

O sistema de ar condicionado proporciona aquecimento, renovação, umidificação, filtragem, ventilação e entre outros.

Histórico do ar condicionado

Ao longo de sua história, o condicionamento de ar já era adotado desde a Roma antiga, onde a água de aquedutos era circular através das paredes de certas casas para resfriamento.

Como também, outros inventos em cada canto do mundo também aderiram as experiências de resfriamento como a China, a Pérsia medieval e o Egito medieval, até que, finalmente, em 1902 a primeira unidade modernizada de ar condicionado foi criada por Willis Carrier, na região de Buffalo, nos EUA.

Formado em engenharia mecânica na Universidade Cornell, Willis trabalhou para a empresa de metalurgia Buffalo Forge Company, onde iniciou novas experiências com o resfriamento, no intuito de resolver o problema de uma empresa contratante que, por sua vez, tinha seu trabalho prejudicado durante o verão.

Carrier concluiu que poderia retirar toda a umidade dessa empresa gráfica através do resfriamento do ar, segundo a tese, planejou e construiu o primeiro equipamento de ar condicionado, que operou em 17 de Julho de 1902.

Sua projeção otimizou todo o processo de fabricação da gráfica e, além disso, o equipamento não só coordenava a temperatura, mas também a umidade do ar.

Carrier usufruiu de todas as suas ideias de aquecimento em objetos com vapor e reverteu a atividade, através de serpentinas frias, todas cheias com água fria, o ar soprado por essas serpentinas frias, tornava o ambiente resfriado e a umidade controlada do local.

Dicas de economia para o consumo de energia com o ar condicionado

Segundo a Web Ar Condicionado, essas são as melhores dicas para a utilização do aparelho:

  • Opte por padrões que possuam o selo Procel de economia de energia;
  • Escolha modelos com meios de programação, timer, entre outros;
  • Durante a instalação, é importante que a unidade externa esteja em um ambiente com ótima circulação de ar;
  • Cuidado para não obstruir os lados e o fundo do equipamento de ar condicionado de janela, pois isso atrapalha a troca térmica do gás com o ar, elevando a pressão interna do sistema, reduzindo totalmente o desempenho do aparelho;
  • Proteja a parte externa do equipamento do sol, sem fechar as grades de ventilação;
  • Reduza o frio em excesso sempre regulando o termostato de forma apropriada, o correto é manter os locais em temperatura de 22°C e 24°C, que geralmente são propícias para grande parte das pessoas;
  • Mantenha portas e janelas fechadas, para evitar a entrada de ar do lado de fora;
  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando todas as cortinas e persianas;
  • Faça a higienização periódica dos filtros, pois quando contaminados impedem a circulação livre do ar, fazendo o equipamento trabalhar mais do que o normal;
  • Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.