Segurança deve ser primordial em elementos casuais

A segurança deve estar presente em todos os escopos de uma construção. Desde o início das obras, com aplicação de normas técnicas de segurança colocadas em prática nas tarefas realizadas pelos trabalhadores, até a funcionalidade do dia a dia, com a presença dos moradores.

Casa ou apartamento, estrutura térrea ou com pisos superiores, é preciso que alguns cuidados sejam tomados, com a presença de equipamentos de segurança que ajudam de forma perfeita.

Até mesmo podem fazer parte da decoração do ambiente, promovendo beleza e aprimoramento nos locais em que sejam instalados.

Quando a construção permite a colocação de sacadas e mezaninos, é possível ter uma abertura que permite uma melhor visualização do ambiente, de forma geral, até mesmo do exterior, quando falamos em sacadas.

Nestes locais, é preciso atentar para que a segurança, principalmente de crianças e pessoas idosas, em relação aos acessos.

Escadas e sacadas devem atender normas de segurança

A instalação de um guarda corpo pode agregar não só um equipamento que permite a segurança daqueles que circulam no local, como também podem fornecer uma beleza diferenciada, com o uso de vidros, jateados, espelhados ou com desenhos únicos.

A decoração vai depender do acompanhamento que deverá seguir, unindo as tendências da moda ou da escolhida, de forma regionalizada. Isto pode mudar, conforme a localização

Para facilitar a limpeza, a colocação de um guarda corpo de vidro para sacada é a melhor forma de integrar beleza e segurança em um item diferenciado.

Todo o conjunto pode ser instalado de acordo com as necessidades de aplicação no local. Ele pode acompanhar apenas as beiradas de escadas, substituindo corrimãos de ferro ou madeira. O vidro, nestes casos, pode contribuir para a amplitude do espaço em que é instalado, em contraponto com a transparência do material.

Para garantir a segurança dos moradores, que irão utilizar o piso superior diariamente, a possibilidade de instalação de um corrimão de alumínio para escada, em conjunto com o guarda corpo, pode facilitar o equilíbrio, tanto na subida, quanto na descida.

Este material também proporciona a facilidade de limpeza, além de apresentar uma longa vida útil, pois é um material que não sofre o processo de oxidação, impedindo o enferrujamento, como é comum em outros materiais utilizados em escadarias.

Para ambientes com menor disposição de espaço, é preciso fazer adaptações que possam atender o acesso, entre pisos inferiores e pisos superiores.

Muito usada em cantos de cômodos, a escada caracol de concreto é uma solução elegante e que se adapta de forma segura, aos mais diferentes projetos de decoração de ambiente.

Pois podem ser instalada de forma direta, usando-se apenas um apoio fixo no meio, com os degraus consequentes, em um formato circular, sem ocupar muito espaço da área.

Todos estes equipamentos utilizados nas construções devem seguir normas de engenharia, para que atendam tanto a segurança, quanto a facilidade de acesso.

Os profissionais que realizarem os projetos, tão logo sejam contratados, devem especificar qual o melhor tipo se encaixa na obra, para que possam buscar referências também na parte da decoração.

O desempenho de uso será observado durante o uso do dia a dia. É preciso atentar para a presença dos seguintes itens, quando forem indicados sua alocação, dentro de um espaço em construção:

  • Corrimão como apoio de acesso;
  • Guarda corpo com altura compatível;
  • Instalações condizentes com o espaço;
  • Formatos adequados à segurança proposta.

É importante ressaltar que o guarda corpo deve seguir o padrão imposto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, de número 14.718, garantindo a segurança dos usuários, em todos os espaços que assim sejam obrigatórios, como áreas comuns de empreendimentos comerciais e edificações residenciais.

Facilidade na acessibilidade residencial

As entradas de uma residência também devem atender normas de segurança, e também de acessibilidade. A entrada de luz natural e corrente de ar, para manter todo o local arejado, deve ser estimulada, na medida do possível.

A presença de portas com tamanhos que permitam a entrada de pessoas com cadeiras de rodas, tanto na fachada quanto nos cômodos, pode ser calculada durante a criação do projeto, para que não seja necessário a realização de adaptações em tempos futuros.

Para facilitar a passagem de corrente de ar natural, assim como a luz solar, é possível que o projeto tenha como prioridade o uso de um mínimo de uma janela para cada cômodo, permitindo ventilação e luminosidade de forma contínua o maior tempo possível.

Com estes cuidados, é possível manter a saúde de uma obra por muito tempo, evitando o acúmulo de fungos e bactérias, assim como espaços úmidos e frios, que possam causar doenças. Isso contribui, e muito, também para a saúde dos moradores.