Durante um processo de construção, é fundamental que o engenheiro civil e os profissionais que estão trabalhando no projeto da obra, se atentem à questão da segurança.
É fundamental até para a credibilidade da construtora que presta o serviço que a obra ocorra com segurança e sem acidentes de trabalhos. Isso tem a ver com o bom gerenciamento de projetos.
Desenvolvimento de um bom projeto para construção
É importante ressaltar que nenhum bom projeto nasce da noite para o dia. Ele demanda estudo, reuniões de vários profissionais, cálculos, etc.
Geralmente, a equipe que atua nesse bom projeto é composta por engenheiro civil, arquiteto, mestre de obras e os próprios pedreiros, com sua experiência em construção.
Mas, é importante pensar na segurança dos funcionários que estarão trabalhando e na própria construção a ser realizada de forma perfeita para evitar acidentes futuros.
Para ajudar a garantir a segurança dos funcionários, as empresas e construtoras trabalham com o aluguel ou compra de equipamentos com qualidade e tecnologia. Além, de profissionais que têm preparo técnico para isso.
Outro detalhe importante é o uso dos Equipamentos de Proteção de Segurança Individual, que são entregues aos trabalhadores. Com isso, estamos falando de protetor auricular, botas, luvas, capacetes, roupas de segurança, óculos e dentre outros.
Ou seja, essas são algumas ações realizadas durante uma construção para garantir a segurança. Mas, é importante contar com a presença de um container para trazer mais conforto aos funcionários, de um gerador, em caso de falhas elétricas e contar com uma estrutura preparada para imprevistos.
Tanto na construção como no caso de um prédio ou centro comercial/empresarial, por exemplo, é importante ter vários elementos de segurança, para garantir o bem-estar e um rápido escape de quem está lá dentro, em caso de uma emergência.
Procedimentos de segurança recomendados em uma obra
Geralmente, em ambos os casos, a circulação de pessoas é maior. Ainda mais se a empresa construída lidar com clientes e atendimento ao público.
Uma das grandes preocupações que devem existir é em relação a incêndios. Eles podem ocorrer por um curto-circuito, por pane elétrica, por princípio de fumaça, por um cigarro ou até por um ato vândalo ou criminoso.
Por isso, é ideal que exista uma brigada de incêndio próxima ao local ou no mesmo local. Além disso, existem funcionários que são treinados para ajudar na evacuação do prédio em caso de urgência.
Mas, os funcionários não detectam a presença do incêndio apenas com o cheiro ou calor no ambiente. Na verdade, se chegar a esse ponto, provavelmente a chance de salvar pessoas será menor. Por isso, é fundamental que ocorra a instalação de sirene de alarme de incêndio.
Essa sirene é disparada quando existe um problema detectado, até que um técnico ou funcionário especializado confira realmente o foco do problema.
Essa sirene emite sinais sonoros e podem, no caso das mais tecnológicas, emitir um sinal para o corpo de bombeiros, como um aviso de alerta.
AVCB: documentação importante!
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, também conhecido como AVCB, é um documento que confirma que o local foi vistoriado e que apresenta formas de prevenir incêndios, estando dentro da conformidade de segurança.
Esse laudo é emitido pelo Corpo de Bombeiros. As empresas que fazem AVCB estão aptas a funcionar, sendo que esse documento é fundamental para conseguir liberar o alvará de funcionamento.
Panes elétricas
No caso de uma falha elétrica, a empresa pode ter um gerador para suprir a falta energética por um tempo, a depender da capacidade da máquina.
Uma opção, também obrigatória para locais com grande circulação de pessoas é instalar uma luz de emergencia. Na verdade, várias, principalmente em locais que saída e evacuação, como por exemplo, em escadas e em portas que cortam o fogo.
O uso de elevadores e a segurança
Outro elemento importante, que muitas pessoas têm medo é do elevador quebrar ou dar pane. Para evitar isso é importante que haja elevadores manutenção. O elevador precisa passar por esse processo, para que sejam vistos:
- Cabeamento;
- Estrutura;
- Fechamento de portas;
- Luzes internas;
- Funcionamento do telefone interno.
Além disso, em uma pane elétrica, é necessário que existam luzes no elevador automáticas, além de instruções de como pedir ajuda.
Ou seja, um processo de construção e reforma é muito delicado e envolve muitas etapas, mas nunca é demais investir em segurança!