Tipos de pintura e cuidados para sua casa

O processo de pintura de uma casa inclui pintar todas as paredes, janelas e portas, pisos e todas as outras partes que necessitam de tinta.

A pintura de parede é a última etapa de uma obra e só deve ser feita após a instalação de todas as portas e janelas, assentamento de todas as bancadas e revestimento das paredes. O passo a passo de pintar uma parede consiste em:

  • Adquirir os materiais e ferramentas necessários;
  • Proteger e isolar tomadas, janelas, pisos e assoalhos;
  • Lixar as paredes;
  • Corrigir as imperfeições preenchendo com massa corrida;
  • Aplicar selador para melhorar a adesão da tinta;
  • Passar a massa corrida;
  • Aplicar a tinta.

A quantidade de tinta que será utilizada é calculada com base na metragem da superfície e de quantas camadas o pintor vai passar. Cada tinta tem o seu rendimento específico.

Por isso, na hora da compra, esse cálculo do rendimento tem que ser levado em consideração. Essa mesma conta da tinta serve também para os seladores e para as massas.

Muitas falhas que acontecem na pintura são causadas pela falta de preparação ideal da superfície. Por isso, é importante fazer todos os itens do passo a passo corretamente para garantir uma pintura mais bonita e duradoura.

Existem vários tipos de pintura, com a pintura airless e a pintura com compressor, por exemplo. A pintura com Airless é realizada por meio de um pulverizador específico de alta pressão que fica ligado diretamente na lata de tinta.

A tinta é então expelida por um bico ou pistola encaixados na ponta de uma mangueira, que pode ter o comprimento que você desejar, alcançando longas distâncias.

Como não é usado ar na transferência da tinta para a superfície, não ocorre desperdício de material e também não há formação de névoa.

Dessa forma, a máquina de pintura airless é uma opção bastante econômica e também garante a alta qualidade do serviço e ela é indicada para pintar superfícies diversas, como portas e janelas, paredes, teto, portões de metal, madeira e outras opções.

Já a pintura por compressor de ar é ainda uma das técnicas mais usadas pelos pintores atualmente. Diferentemente da pintura airless, 80% do que sai da pistola é, então a taxa de transferência fica em 20%.

Além disso, nesse tipo de pintura há a formação de névoa, que pode acabar sujando outras superfícies ao redor que não devem ser pintadas e, por algum motivo, não estão cobertas da forma correta.

Há no mercado uma grande variedade de tintas, mas elas podem ser divididas, basicamente, em dois grupos: as tintas à base de água e as tintas à base de solventes ou óleos.

As tintas do primeiro grupo tem menos cheiro, secam mais rápido, possuem menor inflamabilidade e, além disso, são mais resistentes em descascar. Já as tintas à base de óleo, ao contrário, possuem um cheiro bem forte, demoram mais para secar e descascam mais facilmente.

Por esse motivo, hoje em dia, as tintas mais usadas são à base de água, mais conhecidas como tinta látex. Elas se subdividem em: tinta látex PVA, tinta acrílica, tinta acrílica acetinado, tinta acrílico fosco, tinta acrílico brilhante.

O que é a pintura eletrostática?

A pintura eletrostática, também conhecida como lacagem, é um processo de pintura que tem o objetivo de revestir ferro, alumínio ou algum outro metal por meio de uma película polímero termo-endurecível colorido, ou seja, tinta em pó, que existe em diversas cores.

A pintura eletrostática preço se diferencia ao usar um processo de fixação da tinta por meio de cargas elétricas, garantindo uma pintura mais resistente e efetiva. Uma outra vantagem é que a tinta é considerada ecológica, não agredindo ao meio ambiente, preocupação recorrente hoje em dia.

Restauração de pisos de madeira

Existem empresas especializadas no ramo de raspagem e aplicação de bona nos pisos de madeira, que garantem a prestação de um serviço qualificado. Os pisos de madeira recebem o revestimento ideal e ficam mais resistentes e duradouros.

Para restaurar um assoalho de madeira, é necessário, primeiramente, raspar todo ele com lixa, deixando o piso uniforme e dando acabamento e polimento. Após esse processo, o bona já pode ser aplicado, produto que seca rápido, em cerca de duas horas, e não possui cheiro forte.