Tire suas dúvidas sobre os tipos de arames

O Arame é um fio, feito a partir de cobre, latão ou ferro, que tem as mais diversas utilidades. Com o arame, é possível a fabricação de cercas, de grades, de varais e até de certos instrumentos musicais, dentre inúmeras outras coisas.

Esse recurso é de versatilidade quase infinita, tornando o arame uma opção ideal para diversos tipos de uso.

O Arame para cerca, por exemplo, é uma das opções mais comuns, uma vez que esse fio, por ser resistente e de boa durabilidade, demonstra-se muito útil para a construção de cercas e grades.

Os arames podem ser fabricados a partir de basicamente três tipos de carbono

O arame de alto carbono, o de médio carbono e o de baixo carbono, cada qual mais adequado para uma ou outra atividade, uma vez que cada um possui suas características específicas que os diferenciam.

As utilidades de um Arame ovalado são muitas, como por exemplo:

  • Produção de arame farpado;
  • Fabricação de cercas;
  • Utilização em grades;
  • Uso em varais;
  • Fabricação do berimbau;
  • Cabos de serviço pesado.

Isso comprova a versatilidade desse material, que serve desde obra prima para o arame farpado, que delimita espaços e impede a entrada ou saída de pessoas e animais, até a fabricação de um instrumento musical como o berimbau.

Portanto, seja o Arame recozido ou não, são inúmeras as aplicações a esse material, versátil e acessível.

Saiba a diferença entre arames de alto carbono, médio carbono e baixo carbono

Como dito, os arames podem ser basicamente arames de alto carbono, arames de médio carbono e arames de baixo carbono.

Cada um desses é mais adequado a uma ou outra aplicação, em decorrência de suas diferentes características específicas.

O Arame liso de baixo carbono, primeiramente, é o mais simples e mais barato, sendo encontrado por baixíssimos preços e estando muito acessível para aquisição.
Suas principais características são a baixíssima porcentagem de carbono (entre 0,08% e 0,20%) e a ausência de tratamento térmico.

Isso faz com que essa espécie de Arame recozido seja ideal para a produção de arame farpado ou rebite, por exemplo.

Outra espécie de arame é o arame de médio carbono. Esse tipo de arame é característico por recozido, patenteado e trefilado, o que o torna útil para cabos e molas de pequena responsabilidade.

Por último, temos os arames de alto carbono, que também não possuem tratamento térmico, porém possuem grande concentração de carbono (entre 0,6% e 1%).

Isso faz com que o Arame ovalado seja muito mais resistente, sendo ideal para cabos de serviço pesado, por exemplo.

Os variados tipos de arames e suas aplicações

Existem vários tipos de arames, e cada um é mais adequado para uma ou outra atividade

É sempre importante, quando se está frente a uma escolha de um produto, saber quais são suas necessidades e assim poder saber qual produto atende melhor às suas necessidades.

Na hora da escolha de um Arame galvanizado não é diferente. É preciso saber o que você precisa, quais são as demandas do local, da atividade ou do uso que é pretendido ao arame para que se possa saber qual espécie e qual a quantidade de arame a se adquirir.

Para que se possa escolher o arame que será adquirido, é interessante saber qual a resistência que será exigida desse arame.

Se ela for pequena, por exemplo, pode-se adquirir arames mais baratos e acessíveis, como os arames de baixo carbono, que possuem menor concentração de carbono em sua composição e por isso tem valor mais baixo, se comparados a outros tipos de arame.

Já se a resistência do arame precisar ser elevada, um Arame galvanizado pode se mostrar a melhor opção, principalmente os de alto carbono.

Os arames com alto carbono possuem grande concentração de carbono em sua composição e por isso são mais resistentes.

O fato de passarem pelo processo químico da galvanização também os torna mais duráveis, uma vez que o revestimento de um metal por outro, nesse processo, garante que a degradação dos materiais metálicos se dê de forma mais lenta e atrasada.

É muito importante levar tudo isso em conta na hora de escolher o arame que será adquirido, uma vez que a utilização de um arame inadequado pode gerar consequências desastrosas.