Você já sabe como é feito o tratamento de água até a sua residência?

O trabalho que a sabesp realiza para levar uma água potável e em boas condições de uso, tanto para consumo quanto para outras atividades, muitas vezes não é conhecido entre as pessoas.

Para que isso aconteça, a água passa por alguns processos que a deixam limpa. Esses procedimentos são: captação, tratamento e distribuição.

Tratamento de água começa realizando a captação em seu estado bruto e a direcionando para a estação de água por meio de adutoras em mananciais superficiais:

  • Lagos;
  • Rios ou nascentes.
  • Subterrâneos;
  • Entre outras alternativas de captação de água.

Já na estação é adicionado na água um agente químico, esses agentes são normalmente: o sulfato de alumínio ou sulfato férrico.

Fazendo a aglutinação de partículas maiores de sujeira por um procedimento denominado coagulação.

O restante dos materiais vindo com a água, madeira e pedaços de galhos, são impedidos de passar por uma tela.

A etapa de floculação é a próxima, nesse processo é realizado através de um tanque de concreto com água em movimento no que aglutina as partículas em flocos maiores.

Após isso, vem os processos de decantação ou sedimentação, onde as partículas maiores de sujeira vão para o fundo pela ação da gravidade, assim, transformados em uma substância que se assemelha ao lodo e é separada da água.

O processo de filtração é responsável por limpar a água das sujeiras restantes, o líquido passa por um filtro que contém carvão, areia e pedaços de rochas de tamanhos distintos.

A desinfecção/microrganismos são eliminados pelo cloro ou ozônio, assim, reduz as chances de doenças nas pessoas.

A última parte de todo o processo é a fluoretação, processo responsável pela correção do pH da água com cal hidratada, reduzindo a corrosividade da água, ou seja, reduzindo as chances de possíveis danos em tubulações.

Saiba mais sobre o hidrômetro

Caixa para hidrometro padrão sabesp é um equipamento para apurar o consumo de água nas residências, comércios e imóveis em geral.

Por seu intermédio, faz a medição exata da quantidade de água que foi consumida.

Sua conta é feita começando do último número registrado em relação aos valores do novo registro, porém sua diferença está no volume de água apontado pelo consumo.

Conhecido também como caixa de relogio, recebe a água da estação de tratamento pela rede de distribuição por uma tubulação que entra em seu cavalete antes de chegar às torneiras do consumidor.

Além disso, é por ela que também é possível identificar se existe algum tipo de vazamento.

Para isso, é necessário realizar os seguinte passos: deixar os registros abertos, fechar bem as torneiras, desligar todos os aparelhos que usam água e não usar o sanitário.

Anote o número que aparece do relógio, depois de uma hora, verifique novamente a numeração, se o ponteiro apresentar sinais de ter caminhado, chame a empresa para fazer o reparo necessário e arrumar o vazamento.

Conheça alguns processos de captação de água

A água sem dúvida alguma é um dos recursos mais utilizados e essenciais para a vida no planeta, por isso, existem algumas técnicas que são feitas para armazená-la.

Os poços artesianos são os mais falados, consistem em um buraco fundo feito para que a água dos lençóis freáticos seja captada.

Isto é, é a água retirada do subterrâneo, ela sai de modo natural, pois a sua própria pressão possibilita esse transporte de forma espontânea até a superfície sem causar nenhum tipo de dano ou desequilíbrio ao lençol subterrâneo.

Poço artesiano preço pode variar, isso porque ele precisa ser um poço bem fundo, entretanto, não precisa de bombas de pressão para fazer a água subir até a superfície.

Tem a versão do poço semi-artesiano que também é profundo, mas necessita de bombas para pressionar a água até chegar em um determinado volume da superfície que necessita abastecer.

O poço freático (poço caipira, cacimba ou cisterna) também é um tipo de reservatório de água, no entanto, é de profundidade rasa.

Faz a captação da água na parte superficial do lençol freático, e são mais comuns nas áreas rurais e de acesso restrito para equipamentos.

Também tem a cisterna-calçadão, que permite a captação da água da chuva por intermédio de um calçadão de cimento feito no solo, conseguindo armazenar até 52 mil litros.

A água que apresenta a melhor qualidade é a subterrânea, pois fica protegida das contaminações, entretanto, a água potável é encontrada também em rios e nascentes.

Independentemente da forma de armazenagem, é necessário ter o tratamento correto da água para que não prejudique a saúde do consumidor final.