Vantagens da automação residêncial

A tecnologia chegou para ficar. Com a constante evolução tecnológica, temos incorporado em nossas vidas diferentes equipamentos e sistemas que nos ajudam a ter uma vida mais fácil, prática e rápida.

Hoje, ela está em tudo. Para se ter uma ideia, temos exemplos desses equipamentos constantemente em nossos bolsos, usamos para nos comunicar, para trabalhar, para nos locomover e agora para otimizar nossas vidas dentro de casa.

A automação na residência é um processo de integrar os sistemas para que se possa obter um melhor controle de cada item, deixando tudo mais rápido, fácil e até mesmo econômico.

Você sabe como funciona a automação residencial? Se deseja aplicá-lo em sua residência, ou saber mais sobre o seu funcionamento, continue a leitura do texto a seguir.

A automação residencial

Em resumo, a prática da automação residencial é usar a tecnologia para que se facilite as tarefas rotineiras de uma casa convencional, na qual, sem a automação, essas tarefas ficariam a cargo de seus moradores.

São sensores de presença, temporizadores ou mesmo keypads e controles remotos para que se obtenha controles de tarefas que tem como objetivo trazer maior praticidade, economia e conforto a todos que ali moram.

A automação praticada em casa, ou mesmo em um apartamento, tem a função de fornecer o conforto que antes não podia sequer ser imaginado, isso por meio da tecnologia que vêm sendo desenvolvida.

Assim, ela pode ser facilmente adaptada para diversas atividades domésticas, sendo altamente flexível e expansível. Na automação os usuários tem o total controle para designar como serão beneficiados pela tecnologia. Dentre as vantagens do sistema encontram-se:

  • Otimização do tempo;

  • Conforto;

  • Segurança;

  • Economia.

Em síntese, a domótica, que também é como chamam, é um conjunto de sistemas e tecnologias que auxiliam na execução de tarefas cotidianas. Sua função tem como objetivo proporcionar maior conforto, praticidade e segurança, usando da melhor forma a energia, buscando diminuir seu consumo o máximo possível dentro do imóvel.

Iluminação

A iluminação é um item chave na automatização. Ela costuma ser o primeiro item na introdução das pessoas ao universo automatizado. Segundo uma pesquisa dos Integradores da Aureside, 83% dos serviços solicitados de automatização estão relacionados aos sistemas de iluminação.

As facilidades presentes na instalação dos sensores, que facilitam o aprendizado, faz com que essas soluções passem a ser cada vez mais populares dentre os consumidores.

Casas automatizadas em relação a seus lustres e luminarias, dentre outras plataformas de iluminação, apresentam diversos benefícios ao morador. Além das reduções de custo que ela ajuda a ocorrer, há também o fator sustentável.

A partir do sistema de rede com LEDs, esses projetos de iluminação podem ser considerados totalmente “verdes”.

O principal diferencial da automação que tem ligação direta com a sustentabilidade é o controle de cargas.

O funcionamento do controle ocorre por intermédio de sensores de luminosidade que trabalham para captar informações e enviar dados para a central de automação. Feito isso, as informações são processadas numa espécie de nuvem e, posteriormente, são tomadas medidas automáticas para melhor climatizar o ambiente.

Com o funcionamento de sensores de não-presença, termostatos e iluminação, detectarão a incidência solar dentro de casa e também da temperatura ali presente, ajustando os aparelhos para a melhor condição possível.

Energia solar

De forma simplificada, o sistema de energia solar fotovoltaica é um método de se conseguir gerar energia elétrica. Ele consiste em um conjunto de equipamentos integrados a placas solares. O sistema é devidamente projetado para captar a incidência de energia solar e natural e convertê-la em energia elétrica convencional, de forma a ser utilizada para o funcionamento de diversos aparelhos domésticos.

Ao integrar o sistema de automação ao sistema fotovoltaico você terá independência energética, além de estar contribuindo socialmente para a sustentabilidade e o consumo consciente de energia.

Basicamente, com a energia solar interligada aos mecanismos automáticos de economia de energia, você terá em sua residência uma forma única de utilização de energia, que controlará o consumo excessivo e desnecessário. Isso gerará uma maior economia financeira além de contribuir para que haja uma otimização do consumo em questões ambientais e sustentáveis.

A automatização é o futuro. A partir dela, estaremos consolidando a praticidade da modernidade, juntamente com a segurança, economia e sustentabilidade, sempre em busca da melhor qualidade de vida possível.