O uso da madeira para forro, assim como para construir imóveis inteiros, têm caído em desuso.
O desenvolvimento de materiais alternativos, como o PVC e o concreto inteligente, que também oferecem muitas vantagens aos proprietários de um imóvel, têm feito com que a madeira se tornasse menos popular do que antes.
Ainda assim, trata-se de um material nobre e que tem muitos benefícios a oferecer quando é corretamente usado em uma construção, seja para elaborar uma simples mesa de madeira a um imóvel inteiro. Confira alguns de seus usos no artigo a seguir:
Casas de madeira são mais baratas
Construir o lar dos sonhos do zero é trabalhoso, mas também oferece muitas vantagens. Uma delas é o alto grau de personalização.
Isso porque é possível elaborar um projeto que reflita exatamente aquilo que os futuros moradores querem. Além disso, construir pode ser até 30% mais barato do que comprar um imóvel já pronto.
Contudo, nem todas as pessoas imaginam que há uma maneira de reduzir ainda mais o custo do projeto. Para isso, basta usar a madeira.
Por mais que ela seja um material nobre, uma casa construída com ele pode ser 30% mais econômica do que um imóvel de alvenaria.
Da mesma maneira, é possível fazer um projeto que seja apenas parcialmente de concreto, proporcionando um ar diferenciado ao imóvel.
Vale ressaltar que, nesse caso, é imprescindível que a madeira seja adquirida junto a uma madeireira de confiança. Deste modo, garante-se a boa qualidade da madeira usada, além de seu bom tratamento para suportar as condições às quais será exposta, como a umidade e a incidência direta do sol.
A madeira dá um ar rústico ao local
O cotidiano estressante que boa parte das pessoas leva tem feito com que elas se sintam motivadas a levar um estilo de vida mais tranquilo e com mais contato com a natureza.
Por conta disso, cada vez mais residências contam com decorações rústicas, com muitas plantas e, claro, madeira crua.
Assim, nota-se que esse material é de uso praticamente obrigatório em ambientes cuja inspiração decorativa seja a natureza. Ela deve estar presente em itens como o forro, o piso, portas, janelas, móveis e muito mais,
Ela é um material durável
Um dos motivos que torna a madeira um material tão nobre é a sua alta durabilidade. Quando ela é de uma origem de confiança e recebe um tratamento bem feito, com produtos que barrem os efeitos de elementos que possam degradá-la, ela pode durar anos, ou até mesmo décadas.
Além disso, quando uma pessoa quiser se desfazer de um móvel ou de qualquer outra peça feita neste material, ele pode ser reaproveitado.
Para isso, basta desmontá-lo e usar ferramentas adequadas, como a broca de madeira, para usar as partes como componentes de uma nova peça.
Para os entusiastas dos trabalhos manuais, a outra boa notícia é que isso pode ser feito até mesmo em casa, no caso de pessoas que têm mais habilidades.
A madeira pode ser reformada
Apesar de ser durável, a madeira não é indestrutível. Isso significa que a exposição a alguns fatores tende a prejudicar sua aparência e resistência, como:
-
Impactos muito fortes;
-
Umidade;
-
Derramamento de líquidos;
-
Exposição direta à luz do sol.
Felizmente, a exposição a eles e os seus consequentes danos não significam que o material seja inutilizado: basta reformar a madeira para que ela fique com cara de nova.
Nesse procedimento, sua superfície é lixada e é feita a aplicação de uma resina que pode lhe proporcionar diversos acabamentos, do fosco ao extra brilho.
Depois de sua secagem, o item vai parecer que acabou de sair da fábrica. Vale ressaltar que isso se aplica diversos itens feitos em madeira: de móveis de grande porte a itens decorativos.
Ela é um material atemporal
Na hora de decorar uma casa, muitas pessoas se deixam levar pelo que está na moda naquele momento. O problema é que, eventualmente, a febre passa, e os moradores do imóvel se veem às voltas com um item que é apenas desagradável e incômodo.
Portanto, recomenda-se investir em materiais atemporais, que nunca saiam de moda.
Nesse quesito, a madeira é uma excelente opção: ano após ano, ela continua presente em projetos decorativos, sob as mais diversas formas.
Por mais que ela possa ser cara (uma escada de madeira preço, por exemplo, pode ser alto), ela durará por décadas e nunca sairá de moda.