A partir do momento em que você decide construir ou reformar um espaço, é natural que alguns documentos marquem maior presença em relação a outros papéis.
É neste primeiro contexto que, na prática, surge a necessidade de alguns laudos técnicos – exemplo dos tipos de aterramento, SPDA e outros.
Cada um deles é responsável por, na teoria (que deve ser transformada em prática na sequência), aplicar todas as ações envolvidas nas construções em si, fazendo com que as mesmas sejam legais perante a lei.
Independentemente do fato de que a obra é de pequeno, médio ou grande porte, a geração dos laudos é de aplicação imprescindível para casas térreas, apartamentos, chácaras, sítios, fazendas e demais construções desse tipo.
Nos meios comercial e industrial, a regra também se aplica. Ou seja, trata-se de um procedimento obrigatório em qualquer reforma ou construção que se interligue ao meio da construção civil.
Ao longo deste cenário como um todo, alguns tópicos são mais relevantes do que outros. Confira os de maior destaque:
- Laudo SPDA;
- Laudos de Estanqueidade;
- Laudos de Aterramentos diversos.
Mas afinal, o que é o laudo spda?
Antes mesmo que o próprio laudo de SPDA seja descrito ao longo deste artigo, é necessário compreender o que a sigla SPDA significa.
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas, portanto, é responsável por registrar as verificações, as medições e demais tipos de inspeções que são realizadas, além da proteção elétrica de um espaço – podendo chegar a se integrar também ao sistema de aterramento.
O que baliza as ações descritas no laudo SPDA validade está previsto na ABNT, que, por sua vez, se associa diretamente com que o que é discriminado na NR 10.
Neste contexto, muitos usuários acabam se questionando a respeito dos profissionais aptos a realizarem os procedimentos para emissão desses laudos.
Os documentos só podem ser gerados (e devidamente preenchidos), por engenheiros civis habilitados para o gesto. Neles, devem constar métodos, práticas e demais ações teóricas que, ao longo dos procedimentos, sustentaram todas as medidas tomadas pelos responsáveis.
Preciso gerar o laudo de estanque da minha construção?
Após observarem se, um determinado produto está devidamente estanque em uma tubulação, engenheiros civis e outros técnicos são os principais responsáveis por, na prática, gerar o obrigatório laudo de estanqueidade, em uma obra de pequeno, médio ou grande porte.
Por razões próprias, é bastante instintivo que esta documentação esteja diretamente interligada com as construções e demais reformas industriais.
Tecnicamente, trata-se de um laudo que é conduzido pela ART (Avaliação de Responsabilidade Técnica) que, por sua vez, se baliza em testes realizados pelos próprios profissionais (técnicos e engenheiros) envolvidos nas práticas.
Não permitir que o sistema conte com perdas – consideráveis ou não – ao longo dos processos, é um dos trabalhos mais prioritários ao longo do teste de estanqueidade norma.
O laudo é necessário para a manutenção da saúde do profissional envolvido com equipamentos elétricos
Se você tinha alguma dúvida a respeito da obrigatoriedade do laudo de aterramento, faremos questão de desmistificar de uma vez por todas.
O documento é necessário para que, a maior proteção ao usuário contra equipamentos que ofereçam descargas elétricas, seja mantida em primeiro plano e de forma legal.
Independentemente se a descarga é estática ou atmosférica, a regra se aplica da mesma maneira.
Em edificações diversas, por exemplo, é extremamente natural que disjuntores fiquem dispostos ao longo da construção, fazendo com que os manuseios tenham de ser cada vez mais preparados e assertivos, por parte daqueles que os monitoram.
Assim sendo, fusíveis, breaks, inversores e outros equipamentos desse tipo, são apenas alguns dos exemplos disponíveis e cobertos pelos laudos de aterramento.
Priorize a questão legal de sua construção ou reforma
Por conta de todas as questões legais e práticas levantadas ao longo deste artigo, você deve, a partir de agora, priorizar as variadas condutas legais e técnicas que mais marcam presença em um ambiente civil.
Antes de sair reformando ou construindo um espaço de maneira aleatória, é fundamental entender as diretrizes legais, que mais fazem parte destes procedimentos.
Os três laudos citados anteriormente, são apenas alguns dos exemplos disponíveis nestes trabalhos que envolvem, sobretudo, o relatório de aterramento eletrico.