4 itens essenciais para estruturas

Por mais que um bom projeto seja a base de todas as edificações bem construídas, é impossível tirá-lo do papel sem materiais de construção de qualidade.

Caso eles sejam inadequados às necessidades e características da edificação em questão, o resultado final será ruim, o que, por sua vez, pode gerar a necessidade de retrabalho.

Felizmente, é perfeitamente possível evitar esse tipo de incidente: basta investir em materiais de qualidade em toda a etapa da obra, desde a fase de criação das estruturas básicas até os acabamentos.

Dessa maneira, o edifício ficará mais bonito e, seus componentes, mais duráveis.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns materiais que têm que estar presentes em sua obra:

Calha galvanizada

A construção do telhado é uma das etapas mais caras e demoradas de toda a obra. O motivo por trás disso é o fato de que deve-se ficar atento a fatores como:

  • O tipo de telha usado;

  • A robustez da estrutura de madeira;

  • As características climáticas do local;

  • A inclinação do telhado.

Esse último quesito é importante pois, caso um telhado seja inclinado demais, suas telhas sairão do lugar rapidamente graças ao vento.

Porém, se a inclinação for insuficiente, a água da chuva não será escoada, acumulando-se sobre a estrutura. No longo prazo, isso tende a prejudicá-la, exigindo reformas e reparos.

Para ajudar no escoamento mais eficiente da água, recomenda-se a instalação de uma calha.

Trata-se de um perfil, que pode ser produzido por meio da dobra de uma chapa, que ajuda a escoar o líquido até um local determinado, evitando danos ao telhado e aos demais componentes da construção.

Vale ressaltar que, assim como no caso de outros materiais usados na obra, é fundamental que ele seja produzido a partir de matérias-primas de qualidade: afinal, o item ficará sempre do lado de fora, vulnerável aos efeitos do tempo.

Assim, por mais que a calha galvanizada preço seja mais alto, o investimento vale a pena.

Chapa perfurada

Versáteis, as chapas estão entre os materiais mais usados na construção civil.

O motivo por trás disso que é, além de serem usadas no mesmo formato como saem de fábrica, elas também podem ser manipuladas para assumirem outras características menos comuns, mas muito úteis.

Um bom exemplo disso é a tela perfurada: ela nada mais é do que modelo comum deste item, mas com orifícios em sua superfície.

Devido ao seu bom apelo estético, ela pode ser usada tanto no design de interiores quanto nas fachadas de edifícios, de modo a fazer com que eles tenham uma aparência mais moderna.

Da mesma maneira, há outro modelo alternativo, que pode ser muito útil em um edifício: o expandido. Nesse processo, as chapas são submetidas ao contato com facas mecânicas, que realizam cortes e repuxos.

Graças a isso, elas ficam parecidas com um alambrado, podendo ser usadas como cerca de proteção. Além disso, elas têm um custo muito mais baixo, o que é um atrativo importante para projetos cujo orçamento é limitado.

Perfis estruturais

Apesar de muitas pessoas verem a alvenaria como o componente mais importante de um edifício, a estrutura de um imóvel frequentemente contém muitos outros itens para que seja robusta, durável e segura.

Entre eles, estão os perfis estruturais: trata-se de barras metálicas com diversos formatos, que têm como função proporcionar o encaixe necessário para a realização de acabamentos estruturais.

Vale ressaltar que, apesar de a peça ser simples, elas está disponível em diversos modelos, cada qual com um formato diferente.

perfil W, por exemplo, tem o formato desta letra do alfabeto, da mesma forma que os perfis H, T, U e I. Deste modo, cada um deles proporciona um encaixe diferente.

Vigas

Entretanto, por mais que os perfis sejam úteis e importantes para a estrutura de um edifício, há outros itens capazes de torná-la mais robusta.

Entre eles, estão as vigas, usadas nas chamadas estruturas de concreto armado. Trata-se de usar colunas metálicas junto com a alvenaria, de modo a tornar a estrutura mais robusta.

Porém, para que isso seja possível, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro de todos é garantir que a viga de ferro comprada tenha sido feita a partir de uma matéria-prima de qualidade.

Além disso, é fundamental que um engenheiro faça todos os cálculos relativos à estrutura antes da compra, de modo a garantir sua estabilidade.