Em meio à rotina estressante que boa parte das pessoas leva, uma fatia cada vez maior da população busca passar mais tempo junto à natureza. Afinal, é cientificamente comprovado que isso traz benefícios tanto para saúde física quanto emocional.
Isso, por sua vez, faz com que pessoas que vivem em um casa com jardim busquem maneiras de aproveitar esse espaço ao máximo, tornando-o aconchegante e funcional.
Uma das maneiras de se fazer isso é instalar um pergolado, uma estrutura com muito potencial para valorizar todo e qualquer ambiente.
Pensando em instalar um item do tipo em sua casa? Então saiba que, em alguns casos, é possível que os próprios moradores façam isso, dependendo da complexidade da estrutura e de suas habilidades de trabalhos manuais.
Ainda assim, é preciso seguir algumas dicas para evitar acidentes e fazer com que o item seja durável. Confira algumas delas a seguir:
Defina o local que receberá o pergolado
Muito versátil, um pergolado de madeira – ou de qualquer outro material – pode ser instalado em praticamente qualquer espaço. Alguns dos locais que se beneficiam dele são:
-
Espaços para eventos ao ar livre;
-
Churrasqueiras;
-
Cozinhas ao ar livre;
-
Espaços de relaxamento e socialização.
Assim, antes de começar a sua construção, é preciso definir quais serão os espaços que o receberão.
Em seguida, é preciso fazer algumas medidas e elaborar um projeto, de modo a levantar qual será a quantidade de material necessária para executá-lo.
Escolha um material de qualidade
Por mais que a madeira seja o item mais comum para construir esse tipo de estrutura, ela não é a única opção. É possível, por exemplo, usar metais ou mesmo cimento.
Tudo depende do orçamento disponível, do espaço em questão e do efeito decorativo pretendido.
Assim, é muito importante pesquisar a respeito das vantagens e desvantagens de cada um deles e decidir qual é a melhor opção para a estrutura.
Normalmente, o pergolado de madeira preço é o mais em conta.
Uma versão de médio porte pode custar menos de R$ 1 mil. Tudo depende da mão de obra empregada, de sua extensão e, claro, da qualidade da madeira que será usada em sua montagem.
Defina se ele será coberto ou não
Por mais que os pergolados sejam conhecidos como uma cobertura, isso não significa que ele tenha essa função, pois muitas pessoas optam por deixá-lo descoberto, ou seja, usando-o apenas como recurso decorativo.
No caso das estruturas que serão cobertas, o cuidado durante a elaboração do projeto deve ser redobrado.
O motivo por trás disso é que o item terá que sustentar um peso considerável, e, assim, ele terá que ser reforçado. Do contrário, pode haver sérios acidentes.
Da mesma maneira, é preciso ter em mente que nem todos os materiais são iguais.
A cobertura de vidro, por exemplo, é uma das mais pesadas, exigindo uma base mais robusta para a sua sustentação.
Já o policarbonato e a lona são mais leves, permitindo que a estrutura que os apóia seja mais simples.
Por fim, no caso de pergolados cobertos, há mais um fator a se levar em consideração: a inclinação. Afinal, quando chover, é preciso que a água possa escoar devidamente. Logo, a superfície não pode ser reta.
Pense em soluções decorativas para ele
Apesar de a madeira para pergolado por si só já exercer um efeito estético interessante sobre o espaço onde ele é instalado, isso não significa que ele não possa ser aprimorado.
Em outras palavras, ao construir uma estrutura do tipo é importante pensar em recursos decorativos que a tornem ainda mais agradável, valorizando o ambiente.
A boa notícia é que isso não costuma exigir um investimento muito alto, pois há opções muito simples e com preço em conta para tal. É possível, por exemplo, usar espécies de trepadeiras, para que elas cresçam e tomem conta do pergolado.
Da mesma forma, pode-se instalar pedaços de tecidos finos sobre a cobertura, para que o local tenha um ar de leveza e sofisticação.
No caso de eventos que serão realizados em espaços onde há pergolados, o leque de opções é ainda mais amplo. Pode-se usar velas, correias de luzes e outras opções de iluminação para destacá-lo.
Da mesma maneira, há a opção de decorá-lo com as próprias flores usadas no projeto decorativo.