Tanto persianas decoradas quanto os modelos mais básicos são um elemento coringa em todos os imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais.
Isto porque, além de colaborar com a estética do ambiente, elas também bloqueiam a entrada da radiação solar.
Isso significa mais conforto, assim como móveis e piso bem conservados por mais tempo.
Contudo, assim como muitos outros elementos decorativos, as persianas precisam de certos cuidados, de modo que tenham uma durabilidade melhor.
Felizmente, ela dispensa cuidados mais complexos: uma simples rotina de manutenção garante que elas fiquem com cara de novas por mais tempo. Confira algumas dicas de conservação para elas:
Limpe frequentemente
A limpeza de persianas é o primeiro passo para que elas fiquem bem conservadas, sejam elas plásticas ou de tecido.
O procedimento é simples: basta tirar o pó com a ajuda de um espanador ou pano macio, sempre em sentido longitudinal.
Vale ressaltar que se, por algum motivo, for necessário usar água, o pano deve estar bem torcido. Quando utilizada em excesso na limpeza de persianas, ela pode danificar o aspecto de suas lâminas.
Lave esporadicamente
Entretanto, essa limpeza mais leve não é suficiente: assim como as cortinas, a persiana precisa passar por uma lavagem pesada de maneira periódica.
Normalmente, indica-se que isso seja feito uma vez ao ano.
Contudo, é preciso ficar atento ao método de lavagem recomendado pelo fabricante: alguns modelos podem ser colocados na máquina, outros não.
Por via das dúvidas, a melhor opção é enviá-la a um profissional especializado, como uma lavanderia capacitada para realizar este serviço.
Do contrário, o resultado pode ser uma persiana totalmente destruída.
Além disso, é preciso ter em mente que, com o tempo, qualquer persiana tende a ficar amarelada, sendo que este tom nem sempre sai por completo na lavagem.
Nesses casos, a única solução definitiva é adquirir um modelo novo.
Use os produtos adequados
Por mais que não pareça, a persiana é um item delicado.
Por conta disso, é preciso ter muito cuidado ao escolher os itens e produtos de limpeza que são usados nela de forma cotidiana: é muito importante que eles não sejam agressivos.
Algumas boas opções são:
- Flanelas macias;
- Espanadores macios;
- Água;
- Bocal de espanar do aspirador de pó;
- Bicarbonato de sódio, para reduzir o amarelamento.
Tais itens são o suficiente para mantê-la limpa no cotidiano. Abrasivos, como água sanitária, não devem ser usados sob nenhuma circunstância.
Mantenha os componentes sempre lubrificados
A persiana conta com mecanismos internos, que permitem sua abertura e fechamento quando acionados por meio da corda.
Assim como as lâminas, eles também merecem cuidado: eles devem estar sempre lubrificados. Do contrário, eles podem ficar internamente danificados, dificultando sua manipulação.
Isso tampouco é difícil de se fazer: normalmente, a aplicação de um pouco de vaselina é o suficiente para garantir a lubrificação.
Caso o proprietário prefira que isto seja feito por um especialista, é possível entrar em contato com uma empresa especializada em conserto de cortinas: eles provavelmente realizarão este tipo de serviço.
Substitua as cordas periodicamente
As cordas são um elemento fundamental em toda e qualquer persiana. Afinal, sem elas, não é possível acionar os mecanismos internos que levam à abertura e ao fechamento.
Por outro lado, elas são finas, e muito sensíveis. Por conta disso, é compreensível que, com o tempo, elas se fragilizem, fiquem frouxas e já não funcionem tão bem.
A boa notícia é que não é preciso trocar a persiana por completo: a substituição da própria corda já costuma sanar o problema.
Manuseie a persiana com cuidado no dia-a-dia
Ao pesquisar o preço de persianas, é importante ter em mente que o investimento feito nelas pode render um bom retorno: quando bem cuidado, um aparato do tipo pode durar muitos anos.
Para isso, além de fazer a higienização e manter os mecanismos internos em boas condições de funcionamento, também é preciso manuseá-la com cuidado no cotidiano: a corda deve ser puxada de forma delicada, nunca abrupta.
Esta simples precaução pode manter a persiana em bom funcionamento por muito mais tempo.
Prefira modelos elétricos
Recentemente, chegaram ao mercado modelos elétricos. Como o próprio nome diz, a tradicional corda foi substituída por um comando elétrico, que faz a abertura e o fechamento de modo automatizado.
Trata-se da opção mais durável, já que não se corre o risco de um manuseio abrupto demais.