Etapas da construção civil e exigências

O planejamento estratégico empregado na construção civil é longo e trabalhoso. Durante todo o processo, a contratação de mão de obra especializada e o fornecimento de máquinas e equipamentos devem constar em uma planilha de custos, para atender a todas as etapas de construção.

Desde a preparação do terreno, processos burocráticos relacionados às leis de urbanismo municipais e de proteção e preservação do meio ambiente devem constar no planejamento.

Até mesmo os investimentos de caráter governamental devem ser apresentados de maneira clara e concisa, para esclarecimentos junto à sociedade civil.

O nivelamento de terreno, a divisão territorial, a solicitação de serviços essenciais, como energia elétrica, água e gás devem ser feitos com as concessionárias que atendem a localização.

São diversos passos, que devem ser respeitados e realizados para que todo o processo não sofra nenhuma intervenção, ou até mesmo, multas e fechamentos por parte de autoridades reguladoras.

Técnicas para classificação de solo na construção

As construtoras são responsáveis por diferentes empreendimentos imobiliários. Por isso, devem ter o cuidado ao planejar os espaços que serão ocupados, respeitando todas as leis vigentes, identificando áreas de proteção ambiental, incluindo a coleta de dados sobre fauna, flora e características geográficas.

Para a classificação do solo, duas técnicas se destacam e são utilizadas pelos profissionais responsáveis pela engenharia civil.

A primeira técnica, denominada sondagem mista, identifica até onde o solo pode ser penetrado, obtendo amostras do terreno.

Com isso, é possível planejar a estabilização de taludes, definir as soluções que serão implementadas para a fundação e sustentação de casas e edifícios, além da espessura necessária para a camada de pavimentação que será construída na superfície.

A técnica é realizada com equipamentos que alcançam a superfície da rocha, no qual é aplicado uma segunda técnica.

A segunda técnica faz o reconhecimento mais profundo, identificando a presença de rochas no subsolo. Denominada como sondagem rotativa, As características irão apontar para o grupo responsável pelo empreendimento imobiliário quais são as possibilidades de construção em todo o espaço.

Esse tipo de estudo é muito importante, principalmente em estruturas de engenharia que demandam investimento em serviços públicos, como linhas de trem e metrô, e a construção de estradas e rodovias em longos trechos.

A implementação de espaços públicos, como centros comerciais, praças, condomínios residenciais e industriais, devem realizar todas as técnicas de reconhecimento de solo.

Acesso a níveis superiores facilitado

Na construção civil, em diferentes momentos, é preciso que o acesso a pisos superiores seja realizado para transporte de matéria-prima, como areia, pedra e sacos de cimento.

Para facilitar o trabalho, roldanas formadas por polia de alumínio são instaladas, permitindo o içamento dos materiais, sem muito esforço, por parte dos trabalhadores.

A implementação de andaimes móveis, na área externa, para serviços como acabamento e pintura, também podem depender de roldanas, permitindo o acesso a pontos mais altos da construção e auxiliar na finalização de trabalhos específicos.

Equipamento hidráulico e sua utilidade

Para a finalização, após a instalação de pisos e azulejos, a limpeza é muito importante, pois é preciso se certificar de que o caimento estrutural está de acordo com o nível pretendido em cada ambiente.

Diversos equipamentos podem ser utilizados no processo, mas para a remoção de restos de tinta e concreto, ter à disposição uma mangueira para lavadora de alta pressão pode ser o ideal.

Por suportar diferentes nivelamentos do terreno, a construção deve atender a normas de segurança voltados à engenharia civil, atendendo a especificações técnicas em todas as áreas.

O acúmulo de água em algum canto deve indicar a presença de ralos e canaletas, para a condução ao sistema hidráulico, ou todo o serviço deverá ser refeito, até que o nível esteja zerado, ou encaminhado para a direção correta.

A mangueira de alta pressão tem outras funcionalidades, ao final de uma obra, que podem ser bastante úteis durante um longo período. Pode-se destacar nesse sentido:

  • Lavagem de áreas externas, como quintais e varandas;
  • Limpeza interna, como pisos frios em banheiros e cozinhas;
  • Economia de tempo e água no processo de trabalho;
  • Vazão pode ser controlada, conforme a necessidade.

Esse tipo de equipamento deve estar presente no dia a dia de uma obra e após a finalização da construção, afinal, será utilizado em variados procedimentos de limpeza.

Os cuidados com as conexões hidraulicas alta pressão também devem ser frequentes e a substituição de peças deve ser realizada conforme indicação do manual de instruções.