A engenharia é uma das áreas de atuação mais abrangentes e importantes do mundo moderno. Isso porque, por meio de uma série de projetos estruturais e elaborações inovadoras, ela contribui diretamente para o crescimento do setor da construção civil, que emprega milhares de pessoas todos os anos e oferece métodos funcionais para edificações, residências, etc.
Dessa forma, é muito importante estar antenado às tendências da área para fazer o uso cada vez mais otimizado, prático e rentável dos recursos e técnicas disponíveis para uma grande variedade de objetivos estruturais.
No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre algumas alternativas existentes no setor que podem, de forma econômica e eficaz, transformar o sonho do seu projeto em realidade.
Mão de obra
Uma das grandes preocupações de quem começa a construir um imóvel é com a mão de obra necessária para o levantamento de uma estrutura, especialmente quando se trata de residências. Isso porque, muitas empresas optam pela terceirização dessa etapa, contando com operários fornecidos por outras empresas.
Isso traz uma série de vantagens para a construção, dentre elas que não será necessário se preocupar com a reposição de funcionários, a capacitação (individual ou coletiva) e nem mesmo com os procedimentos necessários para a contratação direta de cada funcionário. Por fim, a economia de trabalho e de tempo é um destaque a ser mencionado.
Já nas residências, essa alternativa ainda não é muito popular. Isso se deve, especialmente, ao fato que na maioria dos casos, as construções residenciais não chegam ao porte e à complexidade estrutural das construções empresariais ou de espaços variados que serão utilizados por um grande número de pessoas para as mais diversas atividades.
Sendo assim, a recomendação é sempre a mesma: pesquisar. Para conhecer as alternativas que o mundo da construção civil oferece para cada projeto, é importante fazer uma sondagem das opções disponíveis e de como cada uma delas se ajusta às demandas do espaço que você está promovendo.
Luz solar
A utilização da placa solar é uma dica para quem busca incluir novas tecnologias na sua construção. Isso porque, ela é considerada a energia do futuro e pode trazer uma série de vantagens por meio de seu sistema fotovoltaico. O sistema é capaz de fornecer aquecimento enquanto alimenta a rede elétrica com base na energia solar.
Dessa forma, além de ser limpa, renovável e extremamente moderna, a placa fotovoltaica não possui ruído nem tempo de validade determinado, proporcionando lucro a médio e longo prazo.
Sem prejudicar o ambiente e promovendo economia direta nas despesas com o fornecimento convencional de eletricidade, essa opção se torna uma ótima alternativa para quem deseja economizar e auxiliar o meio ambiente.
Geralmente, essas placas são constituídas de silício. Além disso, elas podem ser uma solução tanto para o aquecimento de água, por exemplo, absorvendo a energia do sol e transformando-a em calor por meio de uma placa escura, quanto para o fornecimento elétrico.
No segundo caso, mais utilizado, as placas são compostas por células solares e constituídas de materiais semicondutores, sendo um gerador muito eficiente.
Existem, ainda, diferentes modelos desse produto, de modo que cada um se ajusta melhor às necessidades de uma determinada residência, condomínio, estabelecimento comercial, etc. Dentre os principais modelos disponíveis, podemos destacar:
- Painel fotovoltaico de silício monocristalino;
- Painel fotovoltaico de silício policristalino;
- Painel de silício amorfo;
- Painel solar de filme;
- Painel solar híbrido.
Telhado solar
Outra alternativa é a telha solar, uma tecnologia de ponta que tem revolucionado o mercado. Isso porque, além de um design inovador, esse produto apresenta vantagens que o tornam muito atraente para os consumidores em busca de realizar projetos com sofisticação e eficiência máximas, no que diz respeito ao aproveitamento limpo de energia.
Assim como as placas, esse telhado também é composto por um sistema fotovoltaico. Por meio de um vidro temperado, quase translúcido (aproveita 98% da energia solar), os benefícios fornecidos são:
- Design arrojado;
- Economia a longo prazo;
- Durabilidade;
- Sustentabilidade;
- Valorização da residência.
Tranquilidade nas obras
Para contar com mais conforto e agilidade, o aluguel de maquinas pode ser a solução ideal. O aluguel de equipamentos evita a preocupação constantemente com o desempenho de cada equipamento.
Ao realizar a locação, a fornecedora deve entregar produtos de ponta e alta qualidade, em condições perfeitas de funcionamento, o que vai possibilitar que cada colaborador envolvido na obra foque em sua função.
Além disso, a locação de equipamentos garante economia no transporte do maquinário, nos serviços inevitáveis de reparo e, ainda, no espaço de armazenamento.
Com todas essas dicas, fica muito mais fácil levantar projetos que estão há muito tempo guardados no fundo da gaveta. Vale lembrar que a utilização de produtos de qualidade e serviços especializados é indispensável para a garantia de uma edificação agradável e segura.