O que você precisa saber sobre instalação e manutenção de energia solar

A energia solar é obtida da radiação do sol e pode ser convertida em eletricidade ou calor. Está disponível gratuitamente e, graças aos avanços tecnológicos, podemos agora aproveitar ainda mais a energia solar que está continuamente disponível para nós.

De modo geral, são 7 os benefícios relacionados a essa fonte de energia, que está no rol de energias renovaveis existentes:

  1. Baixo impacto no meio ambiente;
  2. Reduz a conta de energia no final do mês;
  3. Produção de energia corresponde ao período de maior demanda;
  4. A energia solar é aplicável em todos os lugares;
  5. Menos eletricidade perdida durante o transporte de longa distância;
  6. A rede é menos vulnerável a apagões;
  7. Grande parte do custo associado aos sistemas solares vêm da instalação dos painéis.

Isso contribui para a criação de empregos locais. Então, se você está pesquisando sobre as vantagens de aquecer a água da sua casa e os diferentes sistemas existentes no mercado para tal fim, saiba que um aquecedor de piscina elétrico esquenta rapidamente a água, no entanto, um aquecedor solar apresenta melhor custo-benefício a longo prazo.

Componentes do sistema solar

Os sistemas solares são compostos de painéis solares (módulos), um sistema de montagem e um inversor com controlador computadorizado.

Os painéis solares produzem eletricidade CC (corrente contínua) da luz solar. Em seguida, o inversor converte a eletricidade gerada em CA (corrente alternanda), para que possa ser usado no domicílio.

Para tanto, o controlador computadorizado gerencia o sistema solar e garante um ótimo desempenho. Se você quiser um sistema de backup de bateria ou um painel solar para chuveiro fora da rede, é necessária uma bateria.

Instalação do painel solar

O local mais comum para a instalação de painéis solares (solar fotovoltaica) é o telhado.

A maioria dos telhados normalmente tem as especificações desejadas para a instalação, no entanto, se a instalação de placa solar no telhado não for aplicável ou desejada, os painéis solares também poderão ser montados no solo.

Nesse cenário, você só precisa ter certeza de que não há objetos que restrinjam seu acesso ao sol, de modo que a instalação de placa solar possa ocorrer de forma adequada assim como a absorção da energia solar seja realizada.

Configurar um armazenamento de bateria solar ao mesmo tempo em que instala um sistema solar pode evitar que você se tenha problemas com a falta de energia utilizável durante períodos de tempo nublado; também pode reduzir os custos do sistema de armazenamento de bateria solar durante a instalação.

O inversor é normalmente instalado perto do painel solar principal e pode ser tanto interno quanto externo. Vale mencionar que os inversores são mais eficientes se mantidos em um local mais fresco.

Agora, se o inversor estiver ao ar livre, deve ser mantido afastado do sol da tarde. Se for instalado em ambientes fechados, a garagem costuma ser os melhor lugar para isso, desde que tenha ventilação adequada.

Monitoramento e manutenção do painel solar

Você pode usar o seu computador ou outro dispositivo para verificar o desempenho do seu sistema solar. Por exemplo, você pode verificar a quantidade de eletricidade gerada em momentos diferentes e decidir o horário adequado para usar sua lavadora de roupas ou outras utilidades.

Como não há partes móveis, os painéis solares exigem pouca manutenção. Tendo dito isso, você deve inspecioná-los algumas vezes por ano para verificar a sujeira acumulada como folhas de árvores. É importante que os painéis estejam limpos e não haja nada que os impeça de absorver eficientemente o sol.

Antes de limpar os painéis você mesmo, consulte seu instalador sobre as condições da garantia. Alguns fabricantes de painéis solares podem terminar a garantia se qualquer limpeza automática for feita.

Para uma limpeza geral, basta usar uma mangueira de jardim normal para lavar a face dos painéis. Você deve fazer isso de manhã ou à noite. Evite também borrifá-los com água fria enquanto estiverem quentes, pois isso pode danificá-los.

Além disso, se os painéis precisarem de mais alguma limpeza que a mangueira não pode fornecer, você pode usar uma esponja com água e sabão para esfregá-los. Você também pode obter os serviços de uma empresa de limpeza. Isso é aconselhável se os painéis estiverem muito altos ou precisarem de uma limpeza mais profunda.

Lembre-se de inspecionar seu sistema a cada 4 anos, aproximadamente, por um instalador. Também é uma boa ideia perguntar ao seu instalador sobre os requisitos de instalação e manutenção específicos para o seu sistema solar.