A instalação elétrica faz a conexão de fontes que geram energia e cargas de eletricidade.
Devido à importância da energia elétrica na vida de uma sociedade, é extremamente necessária a discussão de seus operadores e processos importantes.
Para atuar nessa área, é necessário estar atento às normas regulamentadoras nr 10, que objetivam garantir a maior segurança dos trabalhadores, oferecendo diretrizes para procedimentos seguros.
Essa norma possui um curso específico que pode ser feito através de diversos portais da internet disponíveis.
Além disso, a NR10, como é conhecida, é uma norma de segurança existente em instalações de serviços de eletricidade.
Sendo implantada pelos ministérios brasileiros, a norma estabelece os requisitos e as ordens mínimas obrigatórias para a otimização dos processos de sistemas de controle, a fim de conquistar a segurança e a comodidade de funcionários.
A reciclagem nr10 é um treinamento que deve ser realizado a cada dois anos, com o intuito de revisar os conteúdos da norma e prevenir as causas de acidentes, com uma atualização de conceitos e práticas relacionados à energia elétrica.
A importância do curso nr10
A constante atualização a respeito das normas da legislação do Brasil, referente à prevenção de acidentes em ambientes de trabalho, é uma das maiores vantagens para o profissional que deseja se especializar.
O curso nr10 fornece os conhecimentos sobre as normas NR10, abordando os processos de cuidado e perigos de eletricidade, além da prevenção contra choques e modos de controle de riscos elétricos.
O curso é focado no público que tem interesse no assunto, servindo tanto para leigos e curiosos no assunto, quanto para profissionais especializados na área.
Além disso, existe o curso completo nr 10 online, que pode ser feito à distância e é muito útil para quem trabalha com isso, uma vez que é exigido pelos ramos empresariais especialistas em consultoria de segurança.
Ademais, o profissional que optar pela formação do curso poderá atuar na identificação e análise de riscos e solicitação de reparos – através dos devidos conhecimentos sobre a instalação e procedimentos de risco, e comportamento de segurança, definindo as medidas de controle estável que devem ser aplicadas.
Acompanhe alguns conteúdos que são abordados no curso:
- Apresentação e conceitos da norma;
- O processo de eletricidade;
- Tipos de choques elétricos;
- O que é isolamento;
A função da termografia na eletricidade
É sabido que as instalações elétricas necessitam de manutenções regulares e, eventualmente, reparos – principalmente quando se trata de empresas e indústrias que fazem a utilização de sistemas elétricos engenhosos, complexos e com grande potencial destrutivo, se feitos de maneira desordenada.
Nessa perspectiva, a termografia elétrica é útil na verificação de itens do circuito elétrico, que sofrem diversas alterações temperatura e que podem oferecer riscos.
Os equipamentos de termografia elétrica detectam e medem as mudanças de calor, sem que seja preciso a conexão com outros aparelhos.
A grande vantagem é que, nesse processo, o termograma ajuda nas análises e correções de uma instalação.
Ao lidar com instalações elétricas, é essencial contar com equipamentos de proteção e com o respaldo do conhecimento para garantir eficiência e eficácia.