Qual a importância de ter bons acabamentos em sua obra?

Você entende sobre qual é a importância da fase de conclusão dentro da obra? Confira este artigo para descobrir por que é a fase de construção a fase mais esperada, onde você pode dar seu toque pessoal. 

Para fazer tudo do jeito que você quer, confira este artigo sobre as etapas de conclusão e tenha uma ideia antes de colocar a mão na massa.

O encerramento é a etapa mais emocionante de um trabalho. Esta é a etapa final, instalação de pisos e revestimentos, acabamento de pintura, instalação de metais e louças.

Com um bom acabamento vai trazer ao ambiente: elegância, beleza e funcionalidade para o lar. Porém, se mal feito, pode prejudicar a qualidade do projeto e seu relacionamento com o cliente.

Embora seja a última etapa, o custo de conclusão pode ultrapassar 50% do valor do projeto. Portanto, é importante planejar desde o início do trabalho.

Com objetivo de evitar o desperdício e ter assim uma casa linda e aconchegante, confira as nossas dicas.

Vamos lá?

Pisos e azulejos para a obra

Podemos destacar que os erros mais comuns dentro da colocação de pisos estarão sempre relacionados com o alinhamento, espaçamento e a planicidade. 

Com o objetivo de evitá-los, é fundamental sempre tomar alguns cuidados essenciais e contratar sempre excelentes profissionais, sempre veja se os profissionais contratados têm Cursos Online ou presenciais no currículo.

Primeiramente, tenha sempre um planejamento. Mesmo que você seja um profissional que seja cuidadoso, os ladrilhos, laminados e ladrilhos podem rachar durante a colocação.

Por isso, é necessário sempre saber as melhores medidas corretas para o local que você irá trabalhar e quanto que esse material será necessário para você.

Ao comprar, oriente os clientes a comprar ¼ a mais. Esse excedente evita o risco de que, se você precisar substituir materiais, eles não estarão mais disponíveis na loja.

Outra questão que pode afetar a estética do acabamento é a aparência dos dentes no assentamento do porcelanato e do azulejo da obra.

Para evitar esse inconveniente, é fundamental que o contra piso seja bem feito e nivelado. O reboco da parede sempre precisa estar bem feito e sem caroços.

Por fim, para que você faça um acabamento que seja bem perfeito, o material sempre deverá se adequar da melhor forma com à superfície. 

Se for necessário cortá-la, use sempre uma serra de mármore, isso irá garantir sempre um corte, mesmo com peças que sejam mais duráveis.

Rejuntes

Tal como acontece com pisos e azulejos, o rejunte deve sempre ser adquirido como sobressalente.

 É muito importante orientar o seu cliente na escolha da cor do rejunte correto, pois além da cor o produto deve ser resistente, dependendo do seu ambiente de aplicação.

Para uma boa aplicação, deve-se seguir as instruções do fabricante que são fornecidas na embalagem do produto, principalmente seguir sempre o tempo de secagem. 

Com o objetivo de facilitar a limpeza, use sempre uma espuma ou até um pano úmido para remover o excesso do produto após a aplicação.

Pintura 

Muitas pessoas acham que a pintura como sendo uma das etapas mais fáceis do trabalho, mas pode ser uma das mais trabalhosas. 

Se feito de forma inadequada ou deixar manchas, pode deixar seus clientes muito insatisfeitos. Por conta disso, é muito importante jamais pular essa etapa e não se apressar para fazer o trabalho.

Retire tudo da parede que possa interferir na pintura, do maior ao menor. Cubra tudo o que não precisa de pintura.

Como resultado, você pode evitar o retrabalho e fornecer aos seus clientes um serviço mais limpo e esteticamente mais agradável.

Limpe a parede e espere secar completamente antes de começar a pintar.

Prepare as paredes antes de pintar. Bolhas de ar e manchas causadas por preparo inadequado prejudicam a estética e a qualidade do trabalho que foi feito.

Além dos cuidados, também é importante conhecer os materiais a serem utilizados.

Existem diferentes tipos de tintas no mercado. Alguns podem ser usados ​​diretamente, enquanto outros requerem diluição com água ou solvente.

Podemos destacar que os revestimentos devem sempre ser escolhidos de acordo com o ambiente que serão aplicados.

Não se esqueça que para todos esses trabalhos é imprescindível o uso de ferramentas adequadas e equipamentos de proteção individual.

Uma vez feito, o seu cliente sempre irá ficar feliz e você ainda irá usar o trabalho como portfólio.

A fase de acabamento da obra

A conclusão da obra faz parte da edificação e será exposta e observada por todos. Além da estética do imóvel, a qualidade do acabamento será a grande garantia de sua durabilidade e funcionalidade.

Por exemplo, vale a pena notar que acabamentos e aplicações de baixa qualidade muitas vezes deixam vazios entre o piso e o revestimento.

Se deixados sem higienização, eles acabam acumulando poeira, resíduos de material, alimentos e outros detritos úmidos, tornando-os locais ideais para o desenvolvimento de fungos, insetos e bactérias.

Isso pode acabar afetando o saneamento e até a saúde dos seus clientes, o que será algo muito perigoso, principalmente quando houver crianças em casa.

Portanto, você deve escolher o produto certo com uma certificação ou selo que garanta sempre um bom desempenho, uma boa qualidade e uma alta durabilidade.

Economizar no trabalho em 6 meses e gastar em reformas ou peças de reposição mais tarde é inútil. 

Procure alternativas que ajudem a manter o acabamento, com tinta lavável para paredes. Não negligencie as promoções onde você pode encontrar excelentes matérias com um alto custo benefício.

Por fim, mas não menos importante, não adianta ter excelentes materiais de construção se a mão de obra não for de qualidade. 

Com uma mão de obra qualificada, os seus acabamentos serão sempre muito bem feitos, por conta disso, procure profissionais que tenham bons Cursos Online ou presenciais no currículo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.