Recuperando a boa aparência do seu estabelecimento

Já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por mais que na vida pessoal isso nem sempre seja verdade, no mundo dos negócios essa ideia continua válida.

Por exemplo: quando um cliente visita sua loja, a fachada – que é o primeiro elemento com o qual ele tem contato – é o fator decisivo que pode motivá-lo ou não a entrar e conhecer os produtos.

Por conta disso, investir na recuperação de fachadas periodicamente é uma forma simples de manter os clientes chegando e, o negócio, competitivo.

A boa notícia é que, por mais que todo tipo de renovação cause um transtorno em maior ou menor medida, é possível minimizá-lo com algumas boas práticas.

Pensando em investir na recuperação da fachada de seu estabelecimento? Então confira algumas dicas para que a reforma ocorra sem maiores problemas:

 

  1. Conte com uma empresa qualificada

Manter uma empresa no Brasil é difícil, especialmente em um contexto de crise econômica, como o atual. Assim, para economizar o precioso dinheiro do estabelecimento, muitos proprietários optam por dispensar a ajuda especializada em algumas tarefas, ocupando-se eles mesmos delas.

Contudo, no caso da fachada, isso não é recomendável, pois é preciso contar com o auxílio de um profissional. Como ele conhece as técnicas de todos os procedimentos, ele saberá realizá-los com qualidade, fazendo com que o investimento na renovação da fachada seja duradouro.

 

  1. Comece com uma boa limpeza

Por mais que todo e qualquer tipo de construção seja projetado para durar o máximo de tempo possível, todos os edifícios tendem a se degradar com o tempo. Alguns dos elementos responsáveis por isso são:

  • A poluição do ar;

  • Chuva;

  • Vento;

  • Maresia, no caso de cidades litorâneas.

 

À medida que a fachada é exposta a eles, ela tende a ficar suja e degradada. Por conta disso, em muitos casos, uma simples limpeza é capaz de fazer verdadeiros milagres.

À medida que a sujeira sai, a superfície ganha vida nova. Portanto, esse deve ser sempre o primeiro procedimento a ser feito.

 

  1. Combine a fachada com a alma do seu negócio

Uma rápida análise de uma fachada bem elaborada diz muito sobre o negócio que a representa. Por exemplo: uma loja de itens de grife provavelmente vai ter materiais nobres, como o granito e o mármore. Já um mais popular vai se contentar com placas, banners e uma pintura bem feita.

Na prática, isso significa que a proposta e a alma do negócio devem estar representadas em sua fachada. Do contrário, a clientela ficará confusa, e isso poderá reduzir o movimento dentro da loja.

 

  1. Não se esqueça do piso

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma fachada não consiste somente em uma parede: quase sempre, há um piso, ou qualquer outro revestimento para o chão, em frente a ela.

Esta superfície, por sua vez, também deve estar em bom estado, do contrário, vai prejudicar a aparência da fachada como um todo.

A saída, novamente, é contar com ajuda especializada, ou seja, uma empresa que trabalhe com a recuperação de piso de concreto – ou qualquer que seja o revestimento em questão – pode realizar uma série de procedimentos para deixá-lo com cara de novo.

 

  1. Às vezes, menos é mais

Quando o assunto são as fachadas, muitos comerciantes pensam que ela deve ser tão chamativa quanto possível, para atrair todas as pessoas que costumam passar pelo local. Isso, porém, nem sempre é verdade: há casos nos quais a proposta do negócio favorece mais a inspiração menos é mais.

Nessas situações, pequenos detalhes podem ser suficientes para personalizar essa superfície e deixá-la com a cara do negócio. Uma parede com textura diferenciada, um detalhe em uma cor chamativa ou mesmo uma parcela da parede revestida em um material diferente são alguns exemplos comuns.

 

  1. Verifique a legislação local sobre fachadas

Todos os municípios têm uma série de leis que regulam o funcionamento de estabelecimentos comerciais, seja o horário de funcionamento, o uso do passeio público ou a quantidade de barulho que eles podem fazer.

Em algumas situações, até mesmo o uso de placas de sinalização interna é necessário, como no caso de locais com piso molhado ou saídas de emergência.

Contudo, nem todos consideram que as características da fachada também podem ser reguladas pelo poder público, em aspectos como a extensão e o uso de certos materiais. Portanto, é preciso verificar junto à Prefeitura se há alguma limitação do tipo, e sempre segui-la à risca.