Veja as opções de revestimento para escadas

Sejam internas ou externas, as escadas contribuem bastante para a mobilidade dos usuários no ambiente, exercendo assim, uma função também estética.
Por essa razão, diversos modelos e revestimentos para escadas são ofertados, de modo a contribuírem para um design que esteja de acordo com o gosto do cliente.

Já sabe qual modelo irá instalar?

São vários os materiais passíveis de revestir escadarias, bem como, são múltiplos os modelos de escada, podendo ser eles:

  • Escada caracol;
  • Modelo em L;
  • Modelo em U;
  • Reta;
  • Circular;
  • Com degraus vazados;
  • Entre outros.

Antes de escolher um tipo de revestimento, avalie o custo, a segurança, a resistência e a demanda por manutenção do material.

Para realizar essa escolha, além de pesquisar bastante, você também poderá contar com profissionais qualificados para ajudar na decisão, como arquitetos, decoradores e designers de interiores.

De acordo com o estilo arquitetônico do ambiente, as propostas de materiais irão variar, de forma a se adequarem à composição visual do espaço.

Conheça as opções de revestimentos para escada

Veja a seguir as opções de revestimento para escada disponíveis no mercado

1. Granito

Para o acabamento dos elos de pavimentos, o granito é o material mais utilizado. Além de ser durável, é de fácil limpeza.

Apresenta disponibilidade em diversas cores e tonalidades, e pode ser considerado clássico, por harmonizar com múltiplos estilos arquitetônicos.

Sendo uma pedra natural muito extraída, seu custo acaba sendo muito menor em comparação a outros materiais, como o mármore, por exemplo.

Logo, possui um excelente custo benefício. Pode ser mesclado com outros materiais, como inox, vidro ou pastilhas, o que forneceria um ar mais moderno ao ambiente.

2. Mármore

Como mencionado anteriormente, o mármore não é o material de revestimento mais economicamente viável, dentre as opções ofertadas.

No entanto, é bastante empregado por ser esteticamente muito belo e por conferir elegância aos ambientes. Além de possuir cores variadas, varia em modelos, de acordo com a quantidade de fissuras visíveis na pedra.

Quanto menos lisa a pedra, maior o seu valor, então é válido levar isso em conta na hora de montar seu orçamento.

3. Vidro

Escadas de vidro propiciam ao ambiente um ar clean e de leveza, e são cada vez mais escolhidas para compor ambientes residenciais.

Em geral, é empregado o vidro temperado, mas sua espessura irá variar, de acordo com o design do espaço escolhido.

Embora não sejam tão fáceis de limpar, como as escadas em outros materiais e possam ser escorregadias, são uma escolha muito prática devido à atemporalidade do vidro.

4. Madeira

Voltando a ser tendência, a madeira empregada hoje oferece uma estética agradável e já não faz barulhos como faziam os modelos de antigamente. Podendo ser de madeira maciça ou revestida, pode ser combinada a outros materiais.

Embora seja resistente, sua manutenção será necessária para garantir a renovação do piso. Sendo recomendado a contratação de um profissionais, para utilização de uma raspadora de tacos.

Além da raspagem de piso de madeira, o profissional realizará o lixamento das tábuas, aplicará uma tinta seladora e a cera incolor ao final.

Além de incluir isso em seu orçamento, a limpeza periódica também deve ser considerada na hora da escolha. Uma outra opção, especialmente para áreas externas e de piscina, é a instalação de um deck madeira modular.

Por permitir escoamento de água, não ser escorregadio e por poder instalado sobre qualquer superfície desde que esta seja resistente e lisa.

5. Inox

O inox vem sendo muito empregado em ambientes, com estilo moderno ou industrial. É bastante imponente, além de ser um dos materiais mais duráveis.

Por não escurecer nem descascar e por sua superfície lisa, que a torna bastante higiênica, a escada em inox é muito utilizada na composição com o deck de piscina.

6. Concreto

Pré-moldada, a escada em concreto é ideal para se adequar a qualquer ambiente: a depender do espaço, você pode optar por uma escada de concreto em U, em L ou em caracol.

Os modelos mais comuns para uso desse tipo de material. Essa escada, exige pouca manutenção e não tende apresentar rachaduras nem fendas.

7. Porcelanato

As escadas com revestimento cerâmico de porcelanato, também são uma opção. Seu valor é cobrado por metro quadrado e não linear, como o dos outros materiais.

Além de ser resistente, o porcelanato é de fácil limpeza e apresenta baixa capacidade de absorção de água, além de ser ideal para ambientes quentes, por se tratar de um piso frio.