Seguranças que você vai precisar em instalações elétricas

Quando uma empresa é construída, principalmente grandes estruturas, como é o caso de fábricas e indústrias, muitos detalhes, diferente de uma casa residencial, devem ser projetados e instalados para deixar o local estável e amparar a segurança do trabalho em toda a estrutura.

Assim como quase todos os locais hoje em dia, os ambientes industriais necessitam de energia para trabalhar, pois não param nunca sua produção, para que a sociedade possa continuar consumindo suas necessidades.

E, justamente por isso, alguns tipos de cuidados e cautelas são tomados, tanto pela produção quanto pelo cuidado com todos os funcionários do local, para que possam ter uma rotina saudável, garantindo o bem-estar.

Um desses tipos de cuidados são alguns elementos para segurança que um laudo de vistoria deve aprovar, para atestar em que o lugar está apto para funcionar e está livre de perigos que possam colocar o ambiente para baixo.

Especialistas nesses laudos ajudam a analisar e controlar a indústria para que ela esteja sempre na linha, não se adequando à esses tipos de problemas..

Um deles sempre exigido é o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas), o famoso “para raios”, elemento que evita descargas elétricas em locais perigosos dentro de uma indústria ou qualquer tipo de ambiente que necessita.

Para que ele funcione corretamente, há diversos modelos de vistorias e análises. Há um tipo de laudo especial obrigatório e que empresas de instalações elétricas em sp e região façam este trabalho.

E para que você entenda mais um pouco sobre o que é esse sistema de para raios e como essa norma funciona, explicaremos a seguir. Acompanhe este artigo e saiba mais sobre esses esquemas obrigatórios de segurança em fábricas, prédios e afins.

A indústria e o laudo essencial de para raios

O laudo nr10, basicamente, é documento que tem como objetivo a garantia de saúde e seguridade de todos os funcionários envolvidos nos trabalhos de uma empresa que possui instalações elétricas.

O NR10 regulamenta uma emissão autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que deve ser retirado na regularização de instalações elétricas, provando que o sistema de segurança é eficaz conforme o exigido pelo órgão fiscalizador.

Algumas de suas funções são:

  • Oferecer segurança;
  • Proteger o ambiente;
  • Proporcionar conforto;
  • Mais qualidade para a empresa;
  • Entre outras vantagens.

Os colaboradores do local devem possuir total seguridade do lugar em que estão, pois se não houver isso, poderá acontecer acidentes, incêndios, queda de energia, queimas de máquinas e afins.

Esse sistema é feito por empresas de engenharia elétrica em sp e regiões que exigem a estabilidade das instalações e que contenham o sistema de proteção de para raios, pois o nosso país é um dos países com maiores incidentes de raios.

Ou seja, para empreender em uma empresa, é necessário investir em vários tipos de seguranças e tipos de instalações que não farão o local e ninguém correr perigo de vida ou desabamento e afins.

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas na indústria e comércio

Esse sistema de proteção atua em cima dos prédios e estruturas, para que eles possam evitar que os raios caiam em locais perigosos.

Ou seja, esses maquinários atraem esse fenômeno da natureza e neutralizam seus efeitos. Hoje em dia são feitos até três tipos de métodos, que são o de Faraday, Franklin e Esfera rolante/fictícia.

O método de Faraday é um sistema de captores e condutores horizontais que se interligam em uma forma de malha. É muito usado em galpões e edifícios, por causa de sua disposição. O raio passa em uma corrente de condutores e é distribuído uniformemente.

O método de Franklin usa para raios que são aplicados com um captor que fica no vértice e ângulo do centro do produto.

Mas possui limitações de distâncias e também de resistência, então é usado em locais bem menores ou trocado por outro tipo.

Já o método da esfera rolante é um dos mais novos que existem, e faz com que uma esfera fique girando pela parte de cima da edificação em que foi instalada. Esse elemento de circunferência vai automaticamente até os pontos mais expostos às descargas elétricas.

Conclusão

Para que você possa construir e elaborar um negócio, é interessante e necessário que você se preocupe com o bem-estar de seus futuros funcionários e entende que se não tiver essa proteção, sua empresa dificilmente irá funcionar e também correrá riscos de perder seus equipamentos e maquinários.