Existem diferentes modelos de tubos, sendo este um item de suma importância para obras e construções. Confira a seguir alguns dos modelos mais utilizados.
O tubo de ferro retangular, bem como os outros formatos, possui diversos meios de utilização em diferentes setores no ramo de economia e construção, tornando-se um item indispensável.
Algumas das aplicações do tubo de ferro consistem em estruturas metálicas, fundações e fabricação de portões, cercas e grades, tendo seu uso comum em serralherias e no segmento agrícola, estruturas e coberturas metálicas e produtos ferroviários.
Possuindo alta resistência por conta do aço carbono, é utilizado ainda em bases de edificações e na produção de chumbadores e vigas presentes em fundações de obras e em outros locais que se faça necessária uma boa estrutura em esforços verticais ou horizontais.
Aplicações e benefícios dos tubos corrugados
O tubo dreno corrugado em pead possui inúmeras vantagens, entre elas sua leveza a que mais se destaca, além de uma ótima resistência à corrosão e fácil instalação, o que o torna uma solução atraente nos casos de aplicações subterrâneas.
Possui ainda como característica algumas propriedades de materiais que têm projeção de uma vida útil de pelo menos 50 anos nos casos em que são enterrados e instalados de forma adequada, lembrando assim aos benefícios proporcionados pelo aço.
O eletroduto pead é ainda indicado para tubos corrugados em paredes simples e duplas, sendo aplicado para fins de energia, saneamentos e telecomunicações; drenagens pluviais tanto em rodovias como no meio rural, em meios como dutos de grandes dimensões e drenos.
O produto tem uma excelente resistência química, o que o torna adequado para situações que possuem contato com produtos químicos; resistência a componentes de gases naturais e ácidos que possuem até 80% de concentração e é também insolúvel em solventes tanto orgânicos quanto inorgânicos em até 70 °C.
O eletroduto ainda contém:
- Peso e densidade inferiores aos materiais rígidos;
- Custos de transporte e instalação reduzidos;
- Benefícios em quesitos de segurança e saúde;
- Redução de vazamentos;
- Totalmente reciclável;
- Alta resistências em locais de obras;
- Boa relação custo X benefício.
O pead e seus principais usos
A sigla que significa Polietileno de Alta Densidade é a mais importante no que diz respeito as três principais variações por conta de suas características específicas e pelo grande volume em que é consumido em situação global.
Sua ampla estrutura é constituída por poucos ramos laterais, dos quais possuem o intuito de conduzir uma densidade superior, e uma cristalina estrutura.
Trazem vantagens significativas ao material quando comparado aos demais polietilenos, o que permite uma maior diversificação de aplicações em diferentes segmentos.
O material ainda é mais resistente e com maior opacidade que o PEBD, por exemplo, podendo suportar temperaturas mais altas de até 110°C constantes e 120°C em períodos mais curtos.
Um meio fundamental de escoamento é empregado a fim de moldagens por sopros, como em tambores, garrafas de leite, produtos domésticos, reservatórios de combustível, entre outros.
Por conta de sua alta resistência física-química, o PEAD é comumente usado em diversas embalagens de produtos utilizados em ambientes residencial e brinquedos.
O PEAD pode ainda sofrer extrusão para produções industriais de canos, podendo ser de água, gases ou dutos, atém dos tubos corrugados como citados anteriormente, para sistemas de esgotos ou de drenagem.
O material também conta com resistência à aldeídos, óleos vegetais e minerais, álcoois e uma resistência limitada para agentes oxidantes, podendo ser cortado e manuseado com facilidade já que sua área cortante é lisa.
Mesmo quando novo, os tubos produzidos a base de ferro tendem a oferecer uma pequena taxa de fluidez interna por conta de sua superfície rugosa localizada em sua face interior.
O PEAD não enferruja, corrói ou se deteriora por conta de ações químicas, galvanizadas ou eletrolíticas. Vale ainda lembrar que sua maior capacidade de fluxo pode permitir uma utilização de menores diâmetros quanto aos aplicados em ferro dúctil, o que acarreta em uma maior economia no que diz respeito aos materiais.
O tubo que possui uma superfície menos rugosa, variando geralmente de 4% a 15% a menos do que um tubo dúctil de ferro, mantém taxas de rigidez similares. Essa mesma superfície pode ainda aumentar sua resistência quanto ao crescimento de fungos e bactérias ou outros ataques que podem vir a impedir sua fluidez e gerar odores.