Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização

Existem hoje no mercado vários produtos de impermeabilização. Produtos com o objetivo de selar, vedar ou colmatar (tampar fendas ou brechas).

O ato de impermeabilizar um local é uma atitude saudável e recomendável para preservar paredes e lajes de um imóvel. Mas o que pouco se sabe, é que a impermeabilização pode ser feita em várias partes do imóvel. Alguns exemplos são:

  • Impermeabilização de lajes;
  • Impermeabilização de paredes internas;
  • Impermeabilização de paredes externas;
  • Impermeabilização de paredes rebocadas;
  • Impermeabilização de lajes expostas;
  • Impermeabilização de piscinas e muitos outros.

São vários tipos de aplicações, várias coberturas para diferentes tipos de áreas sejam paredes, lajes e até tecidos.

Esses produtos são de diferentes características, de acordo com o tipo de impermeabilização. Elas são classificadas em rígida ou flexível.

A impermeabilização rígida é feita em lugares onde não acontece nenhuma alteração ou modificação, são lugares fixos e que não sofrem ação da natureza ou de temperaturas.

Já na impermeabilização flexível, são utilizados produtos que reagem bem à mudanças de temperaturas ou umidade sem perder suas características e função.

O impermeabilizante tem a função de vedar paredes inteiras ou apenas rachaduras

Que busca evitar danos futuros como aumento das rachaduras ou umidade. Um tipo de impermeabilização muito procurada é a impermeabilização de paredes externas.

Uma fissura ou uma trinca já é o suficiente para causar danos em outras partes do imóvel, as partes internas no caso, causando mofos e infiltrações.

É muito recorrente em imóveis antigos, onde lá no passado, em sua construção, não tiveram o devido tratamento.

Essas paredes devem receber um tratamento especial, a fim de resolver essas questões de umidade e fungos. São tintas e impermeabilizantes indicadas para cada caso e proporção.

O impermeabilizante de parede externa rebocada é feito de material incolor e líquido de alta durabilidade, protegendo as paredes contra chuvas e fissuras.

Por ser uma superfície porosa, há a necessidade de primeiro usar um produto selador para que a parede em todas as suas imperfeições consiga absorver o produto que virá depois, além de impedir que o produto seja absorvido em excesso manchando e/ou alterando a cor original. Logo após, é aplicado a resina ou silicone.

Quando o problema já chegou à parte interna ou teve ali a sua origem, pode-se aplicar um impermeabilizante parede interna.

Usado para acabar com umidade e mofo dentro de uma casa, cômodo, etc. Uma vedação mal feita pode ocasionar problemas da mesma ordem dentro de um determinado momento, em um curto prazo, geralmente.

Aqui o que você precisa saber, é que como existe impermeabilizante para todos os tipos de áreas, é necessário escolher o impermeabilizante ideal para esse tipo de parede.

Agora passemos para o impermeabilizante para laje, como escolher? As lajes estão diretamente expostas a todo tipo de clima, sol, chuva e todos os demais eventos climáticos.

Portanto aqui, o material impermeabilizante precisa acompanhar essas alterações de clima, como foi descrito no início do texto, um impermeabilizante flexível.

Esse produto irá estancar os vazamentos e se aplicado na cor correta, irá contribuir para o controle de temperatura interna naquele cômodo ou até numa casa inteira dependendo da proporção do vazamento.

Conheça o melhor impermeabilizante para laje

O melhor impermeabilizante para laje são os de cores claras, o branco de preferência. Mas não é só isso, como já dito é necessário conhecer o real problema de certa área para não errar na hora de comprar o tipo de impermeabilizante.

O que você deve saber e questionar antes de comprar o produto, é se esse produto irá estancar o problema e ao mesmo tempo acompanhar todas as variações de clima e temperatura.

Para finalizar, trago o que você precisa saber para fazer um impermeabilizante para laje caseiro e ainda gastando pouco. É muito fácil de fazer, pois só precisa de cimento e cola branca.

O cimento tem que ser peneirado, pois quanto mais fino, mais aderente fica. Depois, quando misturado à cola, ficará com um aspecto mais grosso ou pastoso. Essa mistura pode ser espalhada com uma vassoura.

A eficiência vai depender da gravidade do vazamento

Do mesmo modo como a quantidade de material a ser utilizado. A partir de agora, garanto que ficou muito mais fácil saber qual material usar e em que momento.

Só não deixe para depois, corrige de forma simples e rápida antes que o problema se alastre.